A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12) a última reunião do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, para abordar os projetos e avanços realizados ao longo do ano e os projetos previstos para o próximo ano.
Desde a sua inauguração em abril, o local tem sido palco de diversas atividades que visam promover a conservação ambiental e o contato com a natureza. Nos últimos sete meses de trabalho, a unidade já recebeu diversas melhorias.
Entre os projetos apresentados, destacou-se a oferta do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os funcionários e voluntários do parque, o que levantou a pauta sobre inclusão das pessoas com deficiência auditiva no ambiente de trabalho. Além disso, outros projetos foram desenvolvidos e melhorados como os pontos de observação de aves, os comedouros, as trilhas e o programa de voluntariado, que é de fundamental importância para o bom funcionamento do parque e já está no segundo ciclo.
Coube destaque ainda para o número de visitantes interessados em conhecer o local ou promover atividades dentro da unidade. Houve procura de diversas instituições de ensino, grupos familiares, visitantes individuais e muitos outros grupos.
De acordo com os dados da Secretaria de Meio Ambiente, o número de visitantes do parque tem crescido significativamente desde sua inauguração, alcançando a marca de 6 mil pessoas. O aumento demonstra o interesse da população e até dos municípios vizinhos em promover o turismo ao Parque Juqueriquerê.
O local é uma importante unidade de conservação, que abriga uma diversidade de espécies da fauna e flora características da Mata Atlântica. Sua abertura para visitas individuais e de instituições tem possibilitado o acesso à natureza para diferentes públicos, além de se tornar um local privilegiado para reuniões e confraternizações.
A Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian, destacou os projetos e planos para 2024. “Para o próximo ano, temos diversos projetos a serem implantados, além de melhorarmos os que estão em andamento. O grande foco será na observação de aves, já que temos em nosso calendário o Dia Municipal dos Observadores de Aves e estamos com a votação para eleger a ave-símbolo do município em andamento. A participação da população para construção do parque é sempre muito bem vinda”, disse.