Todos os atletas que participaram do 1º Festival Misto de Biribol (vôlei de piscina) para a Terceira Idade encerraram a competição como vencedores. O festival foi realizado na terça-feira (19/12), das 8h às 17h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em Caraguatatuba.
Mais de 80 pessoas com mais de 60 anos, esbanjando energia, participaram dos jogos que envolveram muito esforço físico, muita torcida e muito amor pela prática esportiva.
Integrante da Confederação Nacional de Biribol, a funcionária do Ciapi Thais Delfino foi quem teve a iniciativa de promover o Festival em Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do secretário Amauri Toledo .
Segundo Thais, o Biribol é um esporte pouco divulgado e a modalidade para a terceira idade não é conhecida. Ela conta que foi fácil atrair os frequentadores do Ciapi para a competição, mesmo sem ninguém conhecer as regras do jogo.
Com um Congresso Técnico realizado na véspera do jogo (dia 18), Thaís convocou os inscritos e explicou de forma simples as regras do Biribol. “Com isso, todos já se sentiram aptos a disputar!”, concluiu Thais.
Foram compostas 12 equipes com seis pessoas cada uma (quatro disputam dentro d’água e duas ficam na reserva). As equipes foram integradas por três homens e três mulheres. O evento foi na piscina do Ciapi, que recebeu uma quadra inflável, própria para as disputas.
Todos os participantes foram condecorados com medalhas de participação e o sucesso do Festival foi tão grande que o segundo festival já está sendo planejado.