As obras do enrocamento do Juqueriquerê serão paralisadas entre o Natal e Ano Novo para evitar um maior fluxo de caminhões e dar mais segurança aos frequentadores do local e nas vias de acesso do bairro Portal das Flores.
Porém, neste momento, uma das prioridades do empreendimento é a dragagem do maior rio navegável do Litoral Norte.
Os equipamentos utilizados para o serviço pesam cerca de 30 toneladas e os trabalhos devem durar cerca de três meses com o objetivo de revitalizar uma extensão de 800 metros do rio, que compreende entre a Rodovia SP-55 e o acesso à Rua Porto Novo, no bairro Porto Novo.
O desassoreamento com escavadeira embarcada fará a retirada de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de sedimentos do leito do rio. Essa quantidade equivale a 1,7 mil caminhões basculantes.
Além de restabelecer as condições naturais do rio, a medida tem como propósito melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo significativamente para melhor navegação de embarcações e acesso às marinas, além de reduzir o risco de enchentes para uma população de cerca de 43 mil habitantes.
A obra de enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior de contenção do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões.
A construção dos Molhes Norte e Sul está na reta final. O Molhe Norte terá 1.200 metros de comprimento e o Molhe Sul terá 1.350 metros. A prioridade é o término do trecho do Molhe Norte, pois por ele há muita entrada de vento e acúmulo de areia com a maré provocando mais assoreamento do rio.