A equipe de controle da dengue da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (02), a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, que verifica a situação dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti no município.
A previsão é que 3 mil imóveis sejam visitados por toda cidade até o final do mês de janeiro. Até o momento, foram vistoriados os bairros Travessão e Barranco Alto e apenas em um dia foram coletadas 10 amostras de larvas do mosquito, a maioria em vasos plantas com água.
A ADL é uma ação onde os agentes de controle da dengue vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município e iniciar os trabalhos de eliminação dos criadouros.
De acordo com o coordenador do controle de dengue, Ricardo Fernandes, as casas receberão as visitas das equipes de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde.
“O tempo quente e as pancadas de chuvas no fim de tarde são o cenário perfeito para proliferação do mosquito, por isso, a importância de manter a limpeza das residências, evitando os criadouros. Lembrando que o Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse Fernandes.
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.