Na quinta-feira (11), às 10h, a palestra será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Indaiá e, às 13h, na UBS Mirosam. Na sexta-feira (12), às 11h, a ação acontece na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Boraceia e, às 13h, na ESF Guaratuba.
As palestras voltam a acontecer no dia 17, às 10h, no Centro Especializado em Saúde da Mulher e, às 13h, na UBS Vicente de Carvalho. Encerrando a programação, no dia 18, às 10h, a ação será realizada na UBS Central e, às 13h, na Unidade Bertioguense de Especialidade Médicas (Unibem).
A Hanseníase, uma das doenças mais antigas da história e conhecida com o nome de Lepra no passado, trata-se de uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae, podendo provocar o surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. Alguns dos sintomas mais comuns podem ser: alteração de sensibilidade da pele, formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (mãos e pés), diminuição de pelos no local, entre outros.
O diagnóstico é simples e feito a partir de uma consulta de rotina com o médico na UBS. Em Bertioga, o paciente é acompanhado pelo Centro de Infectologia Bertioguense (Cibe). O tratamento é gratuito e dura entre 6 e 12 meses, com alta por cura da doença se o medicamento for utilizado corretamente durante o período determinado pelo médico.
Serviço
UBS Mirosam – Rua São Gonçalo, s/nº (Vila do Bem), Chácaras;
ESF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;
ESF Guaratuba – Rua Aprovada 863, n°110;
UBS Central – Temporariamente funcionando na Praça Vicente Molinari, 295, Centro, prédio do antigo Centro de Especialidades Médicas – Ceme de Bertioga.
Unibem – Rua Dr. Brasílio Machado Neto, 357, no Rio da Praia;
Centro Especializado em Saúde da Mulher – Rua Eduardo Correia da Costa Júnior, 460, Vista Linda.