A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem ampliado seus atendimentos em serviços de alta complexidade, com foco direto no atendimento às pessoas em situação de risco e com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. O trabalho tem fortalecido a equipe técnica e os programas que visam a emancipação das pessoas.
A alta complexidade em assistência social é oferecida através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que promove serviços de Proteção Social Especial para atender e acompanhar famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados ou rompidos.
A Proteção Social Especial de Alta Complexidade visa ofertar serviços especializados com diferentes modalidades e equipamentos, garantindo, sobretudo, a segurança. Para aqueles em que a permanência no grupo familiar e comunitário torna-se inviável, os serviços de acolhimento devem assegurar proteção integral aos sujeitos atendidos, respeitando as diversidades e seguindo normativas da Política Nacional de Assistência Social.
A secretária de Assistência Social, Mariana Cestari, ressalta a importância desses serviços, enfatizando o compromisso da gestão municipal em oferecer condições dignas para aqueles que precisam de apoio, zelando pelo bem-estar e segurança.
“Nossos esforços refletem o comprometimento da prefeitura em atender e proteger aqueles que necessitam de assistência e suporte em situações de vulnerabilidade. Temos equipamentos específicos para cada situação e público funcionando 24 horas por dia”, enfatizou.
Além disso, a secretaria de Assistência Social realiza parcerias com organizações sociais para oferecer abrigo institucional para crianças, adolescentes, mulheres e homens em situação de rua, bem como serviços de acolhimento provisório para mulheres e filhos em situação de violência sem risco iminente de morte, e também jovens e idosos.