O projeto “Saúde em Primeiro Lugar” inicia o ano de 2024 com motivação, planejamento e muitas novidades para a população do Litoral Norte. No total, serão oferecidas mais de 140 atividades abertas e fechadas ao público somente no primeiro semestre do ano, o que representa o dobro das atividades realizadas em 2023, quando o projeto foi lançado.
A grande novidade são as oficinas de nutrição, fisioterapia e psicologia que irão oferecer atividades terapêuticas. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 4 mil pessoas devem ser impactadas pelas atividades do “Saúde em Primeiro Lugar”.
As oficinas terapêuticas de nutrição serão focadas em grupos de pessoas com diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e desnutrição. O objetivo é orientar estas populações para que tenham melhor controle da doença e do quadro, também por meio da nutrição.
Já as oficinas de fisioterapia serão abertas ao público em geral e irão oferecer aulas de hidroginástica e pilates. Interação social, controle da ansiedade e do estresse serão o foco das oficinas de psicologia, que serão oferecidas por meio de grupos de musicoterapia.
Outra novidade para 2024 será a formação de grupos de gestantes para orientação sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo tanto para a saúde do bebê quanto para o aumento do vínculo entre mãe e filho.
O projeto manterá as visitas domiciliares e demais eventos que marcaram o ano de 2023. Por meio de orientações diversas e atividades físicas o “Saúde em Primeiro Lugar” reitera o compromisso de oferecer serviços de promoção à saúde com atividades focadas na redução de riscos, abrangendo prioritariamente as áreas de nutrição e alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabagismo e redução da morbimortalidade nos diversos ciclos de vida.
A divulgação dos eventos deste ano será feita por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba por meio de grupos de whatsapp e instituições parceiras no município.
O “Saúde em Primeiro Lugar” foi lançado em 2023 em parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes e a Prefeitura de Caraguatatuba e já ofereceu atividades e orientações para promoção da saúde das quais participaram cerca de 2,7 mil pessoas presencialmente, entre adolescentes, adultos e idosos, moradores e visitantes do Litoral Norte de São Paulo.