Mais de 40 toneladas de lixo, inservíveis e resíduos verdes foram retirados das ruas dos bairros centrais de Caraguatatuba, no último sábado (3).
A ação fez parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, com objetivo de conter o avanço do mosquito transmissor da dengue.
No mesmo dia, também foi realizado um mutirão de combate ao Aedes aegypti, com a mobilização de 300 pessoas, entre servidores públicos e voluntários que visitaram e orientaram moradores das residências da região central entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera.
Entre as dicas repassadas estavam manter as lixeiras fechadas; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; garrafas e baldes virados de cabeça para baixo; pneus limpos e em locais cobertos; caixa d’água sempre fechada e; se possível, e colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana.
O Cata-Treco prossegue durante a semana na mesma região da Martim de Sá e Jardim Primavera até sexta-feira (9), passando rua por rua. Por isso, nos locais em que a operação ainda não chegou, os moradores podem colocar os inservíveis nas calçadas para que as equipes da Sesep possam fazer a retirada.
Também já está planejada outra Operação Cata-Treco voltada para os bairros das regiões Norte e Sul nos dias 2 e 23 de março. Os moradores devem ficar atentos e não perder a oportunidade de colocar os inservíveis para fora para que sejam recolhidos.
Caraguatatuba já registrou um aumento de 730% nos casos positivos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram notificados 101 casos e em 2023, foram 11.