Os serviços de desobstrução e limpeza das margens do rio Capricórnio prosseguem em caráter de urgência. Os trabalhos foram iniciados no dia 2 de fevereiro, com objetivo de aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais de alguns bairros do entorno, na região Norte da cidade.
A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), seguindo recomendação da Defesa Civil Municipal, que emitiu um laudo sobre a necessidade de intervenção no local.
Em virtude das fortes chuvas que atingiram o município entre os dias 20 a 23 de janeiro, cujos índices acumulados superaram os 260 milímetros de chuva em 72h, houve uma série de pontos de alagamentos e inundação de trechos na Bacia do Rio Capricórnio.
Em vistorias feitas após as chuvas, a Defesa Civil concluiu que o trecho responsável pela lentidão no escoamento das águas pluviais é o situado entre a Rodovia SP-55 e a Lagoa Capricórnio.
Segundo o secretário da Sesep, Marcelo Pereira, com o desassoreamento das margens do rio e o aprofundamento de sua calha, o escoamento da chuva será mais eficiente. “Ao aumentar a capacidade de drenagem, é possível prevenir enchentes e inundações em bairros da região como os bairros Jetuba e Capricórnio”, explica.
Para os trabalhos, a Sesep utiliza uma escavadeira hidráulica. A expectativa é de que ainda na sexta-feira (8) a ação seja encerrada.
Vale destacar que ainda faltam algumas semanas para o fim da temporada de chuvas de verão e as intempéries têm sido mais intensas que o normal, devido ao fenômeno “El Ninho”, havendo previsão ainda de fortes chuvas para todo esse período.