O Departamento de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga, em cooperação com a Polícia Ambiental, realizou a demolição de uma construção em fase inicial localizada em área desmatada sob monitoração da polícia ambiental e Prefeitura . Essas ações são fundamentais para evitar danos ao meio ambiente, assegurar a regeneração de áreas degradadas e o crescimento desordenado.
A atuação do Órgão se deu em atenção ao pedido de auxílio da polícia ambiental, realizada como parte da operação “Força-Tarefa” na terça-feira, 6, tem como objetivo coibir construções e ocupações irregulares em áreas de Preservação Ambiental, embargadas, públicas e congeladas por lei.
“A colaboração entre os órgãos responsáveis reforça o compromisso com a proteção do patrimônio ambiental e a manutenção da qualidade de vida da população,” declara o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos.
Além disso, os agentes do DOA realizam fiscalizações noturnas ao longo de toda a orla da praia, desde o Centro até Boracéia, com o objetivo de prevenir e cessar possíveis práticas de crimes ambientais no município.
Força-Tarefa
A Força-Tarefa é coordenada pelo DOA e supervisionada pela Secretaria de Meio Ambiente, atendendo às determinações das legislações ambientais nacionais e ao Código Ambiental de Bertioga (Lei 294/88).
Além disso, conta com a colaboração da Secretaria de Serviços Urbanos e participação da Polícia Militar Ambiental.
Imagens: Denise Calazans