Com a alta dos casos de dengue em todo o Brasil, a prefeitura vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em Bertioga, o diagnóstico precoce é realizado por meio de exames. Nos casos positivos, após a devida notificação compulsória obrigatória, o Departamento de Vigilância em Saúde atua com bloqueios e eliminações de possíveis criadouros.
Por meio da Secretaria de Saúde, a prefeitura trabalha com orientações a população e ações de bloqueio e eliminação de focos e criadouros do mosquito, com os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e auxilio da Vigilância Sanitária, com intimações e autuações dos proprietários dos imóveis que não atendem as normas sanitárias do controle das Arboviroses.
Para reforçar o trabalho, no último mês, a prefeitura contratou novos 32 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 13 ACEs, saltando de 56 para 128 agentes, que atuam nas ruas com atividades de prevenção de doenças e das arboviroses e a promoção da saúde, favorecendo a qualidade de vida das famílias.
Cuidados caseiros
A população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; Retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; Limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a agua dos pets diariamente, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Saúde, outra medida de prevenção, além da eliminação dos focos em seu imóvel, é utilizar diariamente um repelente de qualidade, com registro na Anvisa.
Sintomas, teste rápido e orientações
Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos, mal-estar; falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são alguns dos sintomas das doenças. A infecção pode ser leve ou grave. Se for grave, o quadro clínico da dengue pode evoluir para hemorrágica.
Em caso de sintomas da doença, o munícipe pode procurar a unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde a prefeitura realiza o diagnóstico precoce, que permite a confirmação, ou não, com prontidão. Após a confirmação dos exames como positivo, são todos lançados no sistema Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
O paciente com dengue, zika e chikungunya precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica. É fundamental que ao apresentar sintomas a pessoa procure um serviço médico.
Foto: Divulgação PMB.