O projeto promove o ensino da história, cultura e contribuição dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na construção da sociedade brasileira para professores da rede pública
O Culturas em Diálogo: Educação e Diversidade, novo projeto do Grupo +Unidos, em parceria com a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, seleciona 90 educadores para sua primeira edição. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.maisunidos.org/culturas-em-dialogo/ de 19/02/2024 a 11/03/2024. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento e a compreensão de profissionais da educação da rede pública de ensino sobre a história e a cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no Brasil, capacitando-os na aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, além de promover o diálogo com o contexto educacional dos EUA.
“É por meio de um ensino pautado na igualdade, no pluralismo e na consideração com a diversidade étnico-racial, entre outros valores, que chegaremos a uma sociedade com igualdade de oportunidades. É isso que estamos buscando proporcionar com o Culturas em Diálogo: Educação e Diversidade”, afirma Daniel Grynberg, diretor-executivo do Grupo +Unidos.
Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas deverão: a) residir e atuar profissionalmente no Brasil; b) ser professor(a) ativo (a) em escola pública, lecionando nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e/ou no ensino médio (regular ou técnico), e/ou; c) ser coordenador(a) pedagógico de escola pública, professor(a) universitário em cursos de licenciatura ou técnico(a) ou formador(a) de secretarias de educação.
As pessoas selecionadas participarão de uma formação on-line teórica e prática focada nos conteúdos citados pelas leis mencionadas e nas iniciativas e experiências educacionais dos Estados Unidos. As aulas acontecerão de 09 de abril a 25 de junho de 2024, com encontros semanais de duas horas.
Sobre o Grupo +Unidos:
O +Unidos, associação sem fins lucrativos, é um fundo de investimento social colaborativo idealizado pela Embaixada dos EUA, por intermédio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Formado por grandes empresas atuantes no Brasil, trabalha desde 2008 na capacitação dos jovens brasileiros desenvolvendo ações voltadas à educação e à formação tecnológica, propondo uma nova forma de pensar os esforços em responsabilidade social que são hoje realizados no país.
A organização opera como uma consultoria especializada para elaboração e implementação de projetos, cocriando com outras organizações e facilitando o investimento social. Seu trabalho possibilita o engajamento de colaboradores das empresas-membros da entidade, gerando espaços de voluntariado, aprendizagem e exercício da cidadania.