A Prefeitura de Bertioga lançou um projeto com o objetivo de levantar informações para traçar planos de trabalho e ações futuras para fomentar a prática da meliponicultura na cidade e na região. A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA).
A inscrição é gratuita e pode ser realizada preenchendo o formulário por meio do link a seguir:https://docs.google.
“A meliponicultura desempenha um papel crucial na economia local e na preservação do meio ambiente. Estamos estudando a viabilidade da construção de uma Unidade de Beneficiamento de Meliponicultura em nosso município, com planos de oferecer capacitações, realizar pesquisas, e promover eventos”, destaca Mylene Vaz Pinto Lyra, diretora de Educação Ambiental.
Em decorrência das ações de combate à dengue, através do cadastro, a Vigilância Sanitária será informada sobre a localização dos meliponários e os contatos de seus responsáveis, possibilitando a realização de fumacê sem expor as abelhas ao risco.
No dia 9 de março, a partir das 16h, o CEA oferecerá a oficina “Conhecendo as abelhas nativas sem ferrão” com Dona Beia apicultura e meliponicultura. A oficina visa destacar a importância das abelhas nativas sem ferrão na preservação da biodiversidade em diferentes biomas e sua contribuição para a produção de alimentos.
Meliponicultura
A meliponicultura consiste na criação de abelhas nativas sem ferrão e possui grande importância no desenvolvimento econômico, social e ambiental. Além de fomentar a economia com a produção de mel, própolis, pólen e resinas, a atividade também contribui para a preservação do meio ambiente, oferecendo serviços ambientais e agregando valor à produção.
Serviço
Para maiores informações, entre em contato:
Endereço: Centro de Educação Ambiental e Viveiro de Plantas e Ideias “Seo” Léo, localizado Rua Manoel Gajo, 1080, Centro (ao lado da delegacia).
Telefone: (13) 3317-4599
E-mail: bertiogaea1@gmail.com – Coordenadoria de Educação Ambiental.