Na tarde da última quarta-feira (28), a Câmara Municipal promoveu o primeiro encontro do ano para apresentação do Programa Câmara Universitária no plenário do legislativo. A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar e também contou com a participação do Assessor Jurídico da casa, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, do Coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Módulo e da Faculdade de São Sebastião (FASS), Profº Dr. Marcelino Matsuda, da Professora do Centro Universitário Módulo, Mestra Roberta Salazar, do Profº Laercio da Silva Junior, do vereador Marcos Kinkas e de estudantes universitários da região.
Um momento de muita alegria para o Assessor Jurídico, Dr. Carlos Alberto: “Um programa que buscar aproximar o poder legislativo da sociedade e criar um espaço de diálogo para refletirmos sobre diversos temas sociais, para que assim possamos exercer nossos poderes enquanto cidadãos democráticos. Todas as propostas advindas de vocês, estudantes, serão repassadas ao poder legislativo para que possamos fortalecer cada vez mais nossas políticas públicas”, destacou. “Caraguatatuba avançou e tornou-se referência na regularização fundiária, o que culminou na vinda do presidente da república para o Litoral Norte. Agradeço ao presidente Tato Aguilar, ao Dr. Carlos Alberto, aos vereadores e servidores desta casa por nos apoiarem desde o início na execução deste projeto”, declarou o Profº Marcelino Matsuda.
Para a Profª Mestre Roberta Salazar, o reinício de um projeto que foi sucesso no semestre passado. “Uma grande parceria entre universidade, poder público e sociedade para a discussão de assuntos importantes para que possamos refletir sobre temas de interesse coletivo. Agradeço a oportunidade de estar aqui presente, estreitarmos laços e colocarmos nossos pensamentos em prática e a todos os estudantes por acreditarem em nosso trabalho”, reforçou.
“Agradeço ao presidente Tato Aguilar pelo convite e oportunidade de fazer parte deste grande projeto que tem muito a acrescentar e fazer a diferença na vida acadêmica de nossos estudantes universitários”, afirmou o Profº Laercio da Silva Junior.
O vereador Marcos Kinkas parabenizou o presidente Tato Aguilar pela iniciativa do projeto. “Um ganho muito louvável para os estudantes e nossa sociedade. São nesses encontros que vocês terão a oportunidade de trilhar seus caminhos enquanto universitários. Portanto aproveitem muito bem a estadia de vocês para que possam aprimorar cada vez mais seus conhecimentos”, aconselhou.
“Um programa que fortalece a responsabilidade social e ações de contribuição dos estudantes universitários para nossa sociedade. Agradeço ao Profº Beto, aos professores e vereadores que nos ajudaram a tornar este sonho possível”, finalizou o presidente Tato Aguilar.
Ao final do encontro, os estudantes ganharam um kit com um exemplar da revista Câmara Jovem 2023, uma cartilha cidadã e um exemplar da primeira edição do livro “Memória Viva: Câmara Municipal de Caraguatatuba”.
Programa Câmara Universitária
O Programa Câmara Universitária é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caraguatatuba (ELECC) em parceria com o Centro Universitário Módulo e a Faculdade de São Sebastião (FASS), firmada por meio de convênio de cooperação pedagógico-técnico-científico e que tem como objetivo geral aproximar os acadêmicos do poder legislativo municipal para assim despertar o senso crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes na discussão e deliberação das proposituras e buscar soluções para problemas sociais estabelecidos.
O conteúdo programático do programa versa sobre os seguintes temas: a importância do parlamento para a democracia, o processo legislativo e sua dinâmica política, atividades desenvolvidas pelas comissões, discussões e deliberações plenárias, pesquisa e produção de conteúdo sobre política e temas relevantes para debates no plenário. A execução se efetiva a partir de um estágio-visita de curta duração na Câmara Municipal em que será ofertado aos alunos participantes noções básicas sobre processo legislativo municipal, cidadania, democracia e direito parlamentar sobre um tema social pré-estabelecido.