A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em conjunto com a Sabesp e a Colônia de Pescadores Z8, realizou uma vistoria na Praia do Camaroeiro na última quarta-feira (28). O objetivo foi investigar e coletar amostras de uma substância presente na faixa de areia atrás do Entreposto de Pesca do Camaroeiro.
Essa substância, que tem gerado preocupação devido ao odor e coloração escura, será analisada pela Sabesp. A Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância de aguardar os resultados das análises, priorizando a tomada de providências com base em informações precisas.
Na ocasião também foi realizada vistoria detalhada tanto da faixa de praia em frente ao Camaroeiro como ao longo de todo o Canal de Drenagem existente na Avenida Jundiaí, não tendo sido verificados quaisquer indícios de presença de esgotos.
Adicionalmente foi realizada vistoria pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente em dois empreendimentos que operam caminhões limpa fossa localizados na Alameda dos Eucaliptos, no bairro Cidade Jardim, também não sendo identificados quaisquer indícios de despejo irregular de esgotos.
Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente realizaram reuniões prévias sobre a questão, que contaram com os representantes da Colônia Z8, Maria Helena dos Santos Souza e Caetano Machado de Almeida Junior, da Sabesp, por meio de Ronaldo Serra Fernandes, técnico em gestão e de representantes da APPC – Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro.
A ação conjunta teve como objetivo assegurar a responsabilidade pela preservação ambiental, especialmente na Praia do Camaroeiro, que serve como ponto de partida e chegada para barcos de pesca, além de ser um importante atrativo turístico da cidade.