Imagens: Joanderson Piropo
O Programa Mar Sem Lixo da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga promoveu um mutirão de limpeza do manguezal próximo à ponte do Rio Itapanhaú na última terça-feira, 5. A ação contou com o apoio do Barco Escola Arca do Saber, que retirou cerca de 300 quilos de lixo do mangue.
O trabalho foi a primeira de várias ações previstas para o período de defeso do camarão (28 de janeiro a 30 de abril). Haverá também campanhas de mutirão de limpeza em manguezais indicados pelos gestores das Áreas de Proteção Marinha.
Durante o período, a entrega de resíduos capturados acidentalmente na atividade pesqueira do arrasto de camarão está suspensa. A atividade teve a participação voluntária de pescadores cadastrados no Programa Mar Sem Lixo.
Programa Mar Sem Lixo
O programa é voltado para os pescadores artesanais de arrasto de camarão com embarcações menores de AB, que capturam resíduos acidentalmente durante a atividade pesqueira nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) e trazem para o continente.