Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba traz um levantamento importante que mostra a importância delas também no serviço público.
Dados da Secretaria de Administração apontam que dos 5.765 da Prefeitura de Caraguatatuba, mais de 68% são mulheres.
São 1.801 servidores homens e 3.964 mulheres, incluindo trabalhadoras em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), estatutárias, em comissão, servidoras cedidas, Conselho Tutelar, PEAD (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego), estagiárias e contratadas por prazo determinado.
Em vínculo estatutário há uma relevante diferença entre as pessoas empregadas: 2.956 mulheres, cerca de 1.555 a mais que os homens.
O Conselho Tutelar também é um órgão com predomínio feminino e o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) é outro que chama a atenção, com 229 mulheres à frente do serviço em relação aos homens, que são 48.
A valorização da mulher é importante nesse processo e elas conduzem boa parte dos setores da Prefeitura, sejam em cargos de chefia, coordenação, diretoria, secretárias adjuntas e secretárias.
Somente entre o primeiro e segundo escalão da gestão são várias profissionais exercendo essas funções na Saúde, Assistência Social, Fazenda, Comunicação, Educação, Fundo Social de Solidariedade, Meio Ambiente, entre outras.
“As mulheres têm um papel fundamental nos serviços oferecidos pela Prefeitura. A sensibilidade e o carinho delas são importantes no acolhimento de munícipes. O meu muito obrigado a todas as mulheres que fazem a diferença na sociedade”, destacou o prefeito Aguilar Junior.
Equipamentos
A gestão do prefeito Aguilar Junior mostra sua preocupação com as mulheres e a cidade é destaque regional em projetos e na entrega de equipamentos exclusivos para elas.
Um deles é o Ciam (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), inaugurado em 2017, e que foi muito importante para atender a mulher vitimizada, já que cresceram as estatísticas da violência contra a mulher dentro de sua própria casa, no período de quarentena.
O município ganhou ainda a Casa de Acolhimento às Vítimas de Violência e criou o APP “Caraguá pra Elas”, onde consta um botão de acionamento para mulheres que se encontram com medidas protetivas.
Outro importante serviço oferecido é o Pró-Mulher (Centro de Referência da Mulher). No local está também outra estrutura que acolhe não só a mulher, mas a futura mamãe e seu filho, que é o Banco de Leite Humano.
Na área de acolhimento, as mamães grávidas em vulnerabilidade são assistidas pela equipe do Fundo Social de Solidariedade por meio dos kits enxovais compostos de 20 peças, entre macacão, body, pacote de fraldas, toalhas de banho e rosto, lençol, cobertor e meias.
Nesta gestão, cursos de qualificação profissional são oferecidos especialmente para as mulheres, formando verdadeiras empreendedoras através da parceria com o Sebrae Mulher Empreendedora.