O evento Unidas pela Beleza, será promovido pelo Clube Unidas, que atua desde outubro de 2023 em Bertioga. A empreendedora e criadora do projeto, Jacqueline Camacho, relata como a união dessas mulheres gera acolhimento e incentivo no projeto. “O Clube veio para mostrar que não precisamos disputar forças e sim somar. Hoje contamos com 40 mulheres que compartilham desse mesmo pensamento. Aliado a isso espontaneamente criam-se laços de companheirismo, amizade, apoio, empatia”, disse Jacqueline.
A empreendedora ressaltou que essa união faz as mulheres se sentirem mais empoderadas e capazes para conquistar os sonhos, promovendo ações coletivas e impulsionando as carreiras e marcas.
Desafios do empreendedorismo feminino
A partir daí, de acordo com a empreendedora, o negócio cresceu, se tornou a maior fonte de renda da família, e proporcionou a ela estudar e se especializar em confeitaria. “O que me proporciona hoje o prazer em ministrar aulas e fornecer algumas de minhas receitas para revenda”, contou.
Segundo Jacqueline, os desafios são diários e diversos para as mulheres que começam a empreender, desde especialização ao autoconhecimento. “Não basta ter um CNPJ, existe uma série de conflitos internos, como falta de apoio da família, medo de não dar certo, rejeição de amigos, pouco valor para investir, começar sem capital de giro, lidar com a concorrência e tantos outros que cada uma traz no estilo de vida e negócio”, disse a empreendedora, que ressaltou o medo de não se reconhecer na profissão e confiar em si mesma, como ela afirma ter sofrido no início, com vergonha de se ver como cozinheira.
“Acredito que todas as pessoas que começam um movimento é porque já passaram por algo e sabem como superar. E foi assim que surgiu o Clube Unidas, além de sempre ter vontade de fazer parte de algo maior e estar entre outras mulheres”, enfatizou a empreendedora, sobre a importância da união das forças e de um ambiente de acolhimento e empoderamento, através de network [rede de contatos] e compras compartilhadas entre si.
Para se tornar uma associada ao clube, basta fazer um cadastro. Após o cadastro, a mulher passa a ter direito de frequentar os encontros semanais para definição e apresentação de projetos e ações a serem tomadas para a própria vida profissional. Além disso, o projeto conta com página no Instagram @clube_unidas para divulgação das ações do clube.
Feira de Economia Criativa