Foram iniciados nessa quinta-feira (14) os trabalhos de reconstrução da ponte de pedestres que liga o Cantagalo à região do Colibri, em Caraguatatuba. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), da Prefeitura de Caraguatatuba.
A ponte sobre o rio Guaxinduba foi destruída pelas fortes chuvas de cabeceira que atingiram a cidade no dia 6 de março. Sua recuperação é feita em caráter de urgência, pois é um dos poucos acessos à região do Colibri. O bairro é formado por cerca de 30 casas, num total de aproximadamente 80 moradores.
A opção de fazer a reconstrução de uma ponte de concreto, mais alta, foi descartada, pois demandaria mais tempo e investimento, além de diversas licenças ambientais que seriam necessárias, pois se trata de uma área considerada de proteção e de risco.
Por esses motivos, a decisão foi de fazer a reconstrução sobre diversas aduelas que serão concretadas no rio e que servirão de pilares de sustentação da estrutura em madeira, que tem cerca de 30 metros de extensão.
Os funcionários da Sesep já estão trabalhando no local, utilizando uma retroescavadeira para nivelamento das pedras do rio, que foram deslocadas pela força da correnteza.
A estimativa é de que até a próxima segunda-feira (18/3) a ponte já esteja pronta para ser utilizada pelos moradores.