A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO.
Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a manhã de sexta-feira, não houve registro de acionamento à Defesa Civil.
Os maiores acumulados registrados pelos pluviômetros do Cemadem são o do Rio Claro, com 55,57mm em 12 horas e da Fazenda Serramar, com 35,54mm em 12 horas.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, nesta sexta-feira (22), o dia amanhece marcado pela passagem de uma frente fria sobre toda a região Sudeste do país. Sendo assim, há forte presença de nebulosidade sobre todo o Estado de São Paulo, com ocorrência de chuva já sobre áreas da região Metropolitana da Capital e Litoral Paulista.
As temperaturas continuam ainda elevadas e muita umidade no ar, sem riscos de tempestades. Na sexta-feira, à noite, ocorrem os volumes mais significativos de chuva no litoral Norte, em direção ao Estado do Rio de Janeiro, com volumes esperados entre 100 a 200mm de acumulados em 24 horas.
Ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.