A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa.
Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.
Durante as chuvas da semana passada, a Defesa Civil foi acionada para queda de árvores em vias públicas, sobre muros de residências e até para ocorrência de marimbondos. Em todos os casos, não houve registro de vítimas.
Além do atendimento às ocorrências, as equipes da Defesa Civil também prosseguiram com diligências pelas áreas de risco, vistoriando aspectos de instabilidade nas regiões e orientando os moradores quanto aos procedimentos em situações de risco geológico iminente.
Alguns dos bairros vistoriados foram Olaria e Santa Rosa (região Norte); Caputera e Rio do Ouro (região Centro); Brejinho e Rio Marinas (região Sul). As avaliações são realizadas em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo PPDC.
Na manhã de segunda-feira (25), os pluviômetros do Cemadem ainda registram altos volumes de acumulado de chuvas em 72 horas: Casa Branca com 85,15 milímetros e Fazenda Serramar com 83,83 milímetros.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, nesta segunda-feira (25/3) o sol volta a aparecer entre nebulosidade variável e a temperatura sobe em relação aos últimos dias.
A frente fria continua estacionada entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo e influencia as condições de tempo no Estado de São Paulo, com previsão para pancadas isoladas de chuva em todas as áreas. A chuva pode vir com moderada a forte intensidade e acompanhada por raios e eventuais rajadas de vento.
Não há indícios de acumulados expressivos, mas com a previsão para pancadas de chuva e com o solo já encharcado, recomenda-se atenção para possíveis transtornos nas áreas mais vulneráveis.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.