A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos.
Ao todo, o evento contou com a participação de 116 voluntários, divididos em grupos para limpeza em terra e no mar. Foi feita a retirada de resíduos, incluindo micro lixos, plásticos, vidros e outros materiais, que foram encaminhados para reciclagem.
A Coleta Seletiva, designada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Caraguatatuba, colaborou com a recolha dos materiais recicláveis que forem coletados no local.
A limpeza se concentrou na Praia da Cocanha, parte da Massaguaçu, mangue do Rio Cocanha, região costeira, Ilhas da Cocanha e Tamanduá.
O presidente da MAPEC, José Luiz Alves, destacou o sucesso da ação. “O evento foi um sucesso, atendeu todas as expectativas, principalmente os pescadores, que pediram para continuar com este evento. Espero que esse seja o primeiro de muitos”, disse.
A premiação dos grupos que mais coletaram lixo também foi um incentivo para a participação e engajamento dos voluntários. Houve brindes e sorteio de diversos prêmios cedidos por colaboradores.
A Associação também agradeceu aos apoiadores, incluindo o Fundo Casa Socioambiental, Projeto Redes Tecendo Saberes Construindo Autonomia, Colégio Floresta, Prefeitura de Caraguatatuba, Supermercado Gama e a comunidade caiçara, pelo sucesso da ação de conscientização ambiental.