A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29).
A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população, turistas e o comércio local sobre o trabalho infantil, além de identificar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Durante a ação, a equipe percorreu toda a orla da Martim de Sá, distribuindo panfletos informativos e prestando orientações em 10 pontos de quiosques.
Na ação, uma criança e um adolescente foram identificados realizando atividades comerciais na praia. A equipe prontamente interveio, oferecendo orientações sobre o tema e coletando dados dos responsáveis para encaminhamentos adequados.
É importante ressaltar que as ações visam sensibilizar a comunidade acerca dos danos físicos, emocionais e sociais causados pelo trabalho infantil. Além disso, essas iniciativas educam sobre os direitos das crianças, fomentando a implementação de políticas de proteção, bem como mobilizando apoio para erradicar essa prática.
A Secretaria de Assistência Social reforça que em caso de suspeita de trabalho infantil, é fundamental acionar os canais de proteção de direitos da criança e do adolescente, tais como o Disque 100 (ligação gratuita) e os contatos do Ministério do Trabalho (158), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pelo (12) 99784-9860 e Conselho Tutelar disponibilizados pelos números (12) 3883-7885 e plantão (12) 99723-6758 para garantir o amparo necessário às vítimas.