A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita
Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove o “Concerto de Gala 60 anos” no dia 19 de abril, às 20h, no Teatro Mario Covas. O evento é livre para todos os públicos e a entrada é gratuita.
O concerto sob a regência de Evandro Silva, reunirá além dos 29 músicos, os coralistas do Água Viva e bailarinos do Corpo de Baile de Caraguatatuba, artistas convidados para festejar a data com muita emoção, arte e cultura. “Sinto-me muito honrado em estar à frente do grupo e poder fazer parte dessa história, dando continuidade ao legado de todos os músicos que por aqui passaram. A responsabilidade é enorme e não tenho medido esforços para manter a chama da banda acesa”, conta Silva.
Para o Corpo de Baile é uma honra estar presente no evento que comemora os 60 anos da Banda Carlos Gomes. “Através dessa interdisciplinaridade nas áreas da dança, música e teatro, conseguimos envolver e gerar uma integração de diferentes formas de expressão artística, promovendo uma visão mais ampla e enriquecedora para o publico”, conta Junior Silva, assessor técnico de dança da Fundacc. As coreografias que serão apresentadas no concerto são de autoria de Kaiky Martins e do elenco do Corpo de Baile de Caraguatatuba.
Já para Satiko Uejima, regente do Água Viva Coral, ter uma banda na cidade fazendo 60 anos e querendo continuar é um momento festivo e esperançoso. “Estamos honrados por fazer parte desta comemoração. Somar para fazer música e arte é sempre gratificante. Agradecemos a iniciativa de envolver o coral e a dança na comemoração. A música precisa de muito cuidado”, frisa Uejima.
Repertório
Com repertório clássico e popular, o concerto conta com a participação dos grupos durante a apresentação de algumas músicas: Hino Nacional Brasileiro (Coral Água Viva), Hino de Caraguatatuba (Coral Água Viva), O Guarani, Dobrado Pedro Alves de Souza, Dobrado Maestro Álvaro Ferraz, Caraguatatuba, Sol, Areia e Mar, Coisas que o Lua Canta, Abba Gold (Corpo de Baile), Escondido (Coral Água Viva solo), Aquarela – Toquinho (Coral Água Viva), O Sol Nascerá (Coral Água Viva e Corpo de Baile), Isto aqui o que é (Corpo de Baile), New York, New York (Corpo de Baile), Trombolerando, Tribute to Elvis e A Banda.
Para Ricardo Ferraz, assessor técnico de música da Fundacc é de extrema importância este concerto celebrando os sessenta anos da Banda Municipal Carlos Gomes de Caraguatatuba. “São sessenta anos de música, levando esta importantíssima tradição das bandas de coreto, elas que são base para a formação de importantes instrumentistas. Muitos músicos que hoje estão no cenário musical no Brasil e no mundo, acompanhando grandes artistas ou tocando em grupos sinfônicos profissionais como bandas sinfônicas ou orquestras sinfônicas, começaram nas bandas de músicas em suas cidades natais”. Para o músico, o evento é importante também porque serão lembrados os músicos que no passado foram imprescindíveis para que a banda Carlos Gomes pudesse existir. “Muitos fizeram por amor à arte. Naquela época tudo era mais difícil e não havia a estrutura de hoje, com sede, salas de aula com tratamento acústico e sala para os ensaios gerais. Sem dúvidas, será um concerto para celebrar a maravilhosa existência da nossa querida banda Carlos Gomes. Nela dei meus primeiros passos na arte de fazer música”, enfatiza Ferraz. O músico é filho do finado Maestro Álvaro Ferraz, regente da corporação musical por mais de 20 anos.
História da Banda
Criada em 1952 a Banda Municipal “Carlos Gomes” é um patrimônio cultural de Caraguatatuba e estreou com os seguintes componentes: o maestro Joaquim Braga Filho, Pedro Alves de Souza (Pedrinho, que viria a ocupar a posição de maestro), Ivan de Souza, José de Barros Pinto (Zé Pinto), João de Moura, Luiz Gonzaga Silvério, Mecino Flávio, Valdir Santiago (Jau), Flavio Matos, Ascendino dos Santos, Dito Mineiro, Antonio Mineiro, Zé Lito e Canhoto.
Após oito anos de paralisação a banda se apresentou em 1964, no aniversário de Caraguatatuba, com os seguintes componentes: maestro Pedro Alves de Souza e os músicos Zé Pinto, João Carlos, Francisco Pinto, Paulinho, Maneco, Bicho Branco, João Moura, Luiz Gonzaga, Jaime, Cirillo, Gasparzinho, Alexandre, Canhoto, Décio e outros. Em 17 de novembro de 1.964, por meio do Decreto Lei 558/64, a Banda foi rebatizada como Banda Municipal “Carlos Gomes” de Caraguatatuba.
Anos mais tarde, a banda absorveu outros músicos, como Álvaro Luiz Boaventura Ferraz, tornando-se regente em 1992, quando faleceu o maestro Pedrinho.
Álvaro Ferraz realizou apresentações fora do estado de São Paulo além das participações sociais, cívicas e culturais e apresentações no coreto. Manteve as portas abertas à comunidade, transformando o grupo em uma banda-escola, oferecendo aulas gratuitas de ensino musical. Maestro Ferraz faleceu em 2014. Passaram ainda pela regência da Banda Carlos Gomes, os músicos Daniel Maciel, Carlos Eduardo Quirino (Dudu Quirino) e Jesus Salatiel. (Fonte APMC)
A Banda Carlos Gomes hoje
O maestro Evandro Silva é o maestro da banda desde 2018 e além das retretas na Praça Dr. Cândido Motta, aos sábados às 20h30, no último sábado de cada mês, realiza o cardápio musical, quando o público pede músicas. O grupo segue realizando apresentações fora do estado de São Paulo e em todas as cerimônias e eventos municipais. A banda conta com 24 integrantes em seu quadro de músicos e realiza seus ensaios às quintas-feiras, às 20h em sua sede, no Conservatório Musical José de Barros Pinto, na Av. Frei Pacífico Wagner, nº616, no Centro. No local a corporação também mantém a escola de música com aulas gratuitas de sopros, bateria e percussão.