Inspirado na história do pássaro Assum Preto, da música de Luiz Gonzaga, o espetáculo reflete sobre os anseios da população periférica, por vezes impedida de voar, com suas asas cortadas pelas dificuldades.
Grupo Flying Low apresenta espetáculo de breaking de graça em São José dos Campos e Jacareí
O Grupo Flying Low (@grupo_flyinglow) está realizando uma temporada gratuita do espetáculo “Menino Assum Preto” com ciclos de conversa após as apresentações.
No dia 13 de abril de 2024 (sábado), às 21h, com entrada gratuita, o grupo apresenta “Menino Assum Preto” no Centro de Estudos Teatrais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) que fica no Parque da Cidade, em São José dos Campos (SP).
E no domingo, dia 14 de abril, às 18h, com entrada gratuita, o grupo se apresenta na Sala Mário Lago, em Jacareí (SP).
O espetáculo “Menino Assum Preto” é inspirado na história do pássaro nordestino Assum Preto, tema de música de Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, que perde suas possibilidades de voar por o cegarem e acaba aprisionado para a comercialização.
Através do corpo, a montagem propõe uma metáfora entre o desespero de ser engaiolado, no contexto contrabandista em que o pássaro “Assum Preto” está inserido, e o ritmo repetitivo presente no cotidiano urbano e comercial de trabalhadores periféricos das grandes cidades.
“Menino Assum Preto” reflete sobre o estilo de vida massante da população periférica no sistema capitalista, a partir da imagem poética do pássaro que é impedido de usar as asas e vive engaiolado. Traçando um paralelo entre a agonia do pássaro como produto e a agonia do cotidiano da classe trabalhadora, que também tem suas “asas” cortadas pelas dores, dificuldades e traumas da vida, o espetáculo lança um olhar sensível sobre a busca desesperada por sobreviver dentro destes contextos.
“É uma busca constante por chegar em algum lugar em que possa haver a existência e não apenas a sobrevivência. Assim como o pássaro, que vive entre a tortura e o tormento, o processo criativo se estabelece dialogando diretamente com os traumas internalizados pelos intérpretes, lançando um olhar sobre o trabalhador periférico”, comenta o grupo.
As ações são do projeto “CIRCULA ASSUM” contemplado no edital PROAC nº4/2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Sobre o Grupo Flying Low
O Grupo Flying Low surgiu em 2016, dentro do projeto social de dança Núcleo Luz, com o desejo de estimular a criatividade e promover conhecimentos técnicos e teóricos da dança Breaking.
Em 2018, contemplado no Programa de Valorização de Iniciativas Culturais VAI, o grupo desenvolveu o espetáculo “Menino Assum Preto”, que circulou por importante palcos da dança como CRD – Centro de Referência da Dança de São Paulo, 5ª e 6ª Semana do Hip Hop Mogi das Cruzes, Sesc SP, entre outros. Com apoio do Prêmio Aldir Blanc, criou o espetáculo “As pegadas do Kurupyra”, que estreou em 2022, inspirado em lendas folclóricas norteadas pelas perspectivas africana e indígena.
Informações: www.instagram.com/grupo_
Teaser: https://youtu.be/khufy6ylSNc
Ficha Técnica – Intérpretes e Co-Direção: Emerson Silva Oliveira, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos, Manuel Victor dos Santos Pereira e Ricardo de Assis Ura. Concepção, criação, coreografia e dramaturgia: Eddie Guedes, Gustavo Teles Fagundes, Henrique Yude Furucho, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos e Ricardo de Assis Ura. Provocadores: Carla Kinzo, Douglas Iesus, Marcio Greyk e Will Versi. Criação de Trilha Sonora: Tiago Estevan Theodoro Penalva. Criação de Figurino: Alma Luz Adelia. Sonoplastia: Jorge Luiz dos Santos Vicente. Iluminação: Bruna Vitória Gonçalves. Ensaiadora: Patricia Ferreira Rodrigues. Produção Executiva e Campo: Jeff dos Santos Rodrigues e Laís Machado Ribeiro. Designer: Ricardo de Assis Ura. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Fotografia: Laerte Rodrigues. Assistente de Fotografia: Damares Oliveira. Editor de Vídeo: Tainan Mattei. Produção de Figurino: Clara Prates
SERVIÇO: Temporada “Menino Assum Preto”
Com Grupo Flying Low
Sinopse: O espetáculo retrata, por meio do corpo, o trabalhador periférico e sua busca de capital. Partindo das histórias e poéticas do pássaro nordestino Assum Preto, tema da música letrada por Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, se estabelece um diálogo poético que parte da agonia do pássaro como produto e os anseios da classe trabalhadora. Ambos impedidos de voar com suas próprias asas e na constante busca por um lugar em que seja possível existir e não apenas sobreviver. Duração: 50 minutos. Grátis – Classificação: Acima de 12 anos
Quando: 13 de abril de 2024 (sábado) – Horário: 21h
Onde: Centro de Estudos Teatrais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) – Endereço: Parque da Cidade, Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos – SP
Grátis – Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo ou retirada pelo site: https://www.eventbrite.com.br/
Capacidade: 60 lugares
Tem acessibilidade para pessoas com redução de mobilidade.
Quando: 14 de abril de 2024 (domingo) – Horário: 18h
Onde: Sala Mário Lago – Endereço: R. Barão de Jacareí, 122 – Centro, Jacareí – SP
Grátis – Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo ou retirada pelo site: https://fccr.sp.gov.br/fccr/
Capacidade: 104 pessoas
Tem acessibilidade para pessoas com redução de mobilidade.