A Prefeitura de Caraguatatuba, na manhã desta sexta-feira (19), esteve reunida com representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras, responsável pela logística de transporte de petróleo e gás por malha dutoviária.
O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil do município, e contou com a presença dos secretários de Obras, Leandro Borella; Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti; adjunta do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tati Scian; e de integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
O objetivo da reunião foi fazer uma explanação das atividades da Transpetro em todo o país, e especificamente das ações em Caraguatatuba.
“O trabalho está voltado para a convivência segura da população que habita nas proximidades das faixas de dutos e como deve ser realizada a interferência de terceiros em áreas de responsabilidade da Transpetro”, explicou Fernanda Borges, representante da empresa.
“Trabalhamos elevando a consciência das comunidades vizinhas aos dutos, de forma que seja segura”, complementou Cláudio Rodrigues de Souza, também representante da subsidiária.
Caraguatatuba possui dois dutos que saem da plataforma Mexilhão, distante 500 km da costa do município, de onde saem gás natural e outros derivados de petróleo até a Refinaria do Vale do Paraíba (Revap). Esses dutos passam pelo mar por áreas rurais e urbanas.
Cláudio Rodrigues também falou sobre os riscos e impactos que podem representar os dutos para a comunidade, desde vazamentos e incêndios até explosões.
Explicou ainda como é feita a conservação das faixas por onde passam os dutos e como os dutos passam por inspeções periódicas, quando são feitas verificações de integridades dos materiais. Na oportunidade, secretários puderam tirar dúvidas sobre o assunto explanado.
A Transpetro coloca à disposição da população o canal telefônico 168 para casos de movimentação suspeita perto de área dos dutos; cheiro forte de combustível; caminhões de combustível perto dessas áreas; desmoronamento de barrancos, erosão por chuva, queda de árvores de grande porte nessas áreas ou qualquer outra situação de emergência provocada por ação da natureza.