A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando ações, desenvolvendo projetos e estreitando a cooperação com os trabalhos realizados pelas Nações Unidas. O plano é subir cada vez mais na classificação das cidades, aumentando a pontuação, que atualmente é de 57,61 (em um total de 100 pontos), conforme site do IDSC- SP, https://idsc-sp.cidadessustentaveis.org.br/rankings.
Desde junho de 2023, um Grupo de Trabalho ODS foi criado para coordenar e efetivar os projetos desenvolvidos no setor público, dentro das 19 secretarias municipais.
Este esforço visa cumprir a agenda 2030 estabelecida pelas Nações Unidas, buscando melhorias que abordem questões como erradicação da fome, crescimento sustentável das cidades, preservação da vida marinha, mitigação das questões climáticas e entre outros temas relevantes.
A iniciativa da Prefeitura também planeja promover, em médio prazo, mudanças positivas nas comunidades e na gestão pública, incentivando novos hábitos sustentáveis e conscientes.
O projeto em si começou a sair do papel em 2018, mas passou por significativas evoluções a partir de 2023, quando a administração municipal selecionou e iniciou os encontros com os servidores públicos de carreira que integram o GT ODS. Um dos encontros marcantes contou com a presença de Nina Orlow, uma especialista reconhecida internacionalmente nessa área.
Recentemente, uma mudança visível já foi implementada no site oficial da Prefeitura, como as novas categorias ODS e o link no rodapé das matérias. Ao clicar nessa imagem com link, os visitantes são redirecionados para a página oficial da ODS Brasil e podem conhecer mais sobre esse trabalho da ONU.
Além disso, outros projetos estão em andamento, e a Prefeitura planeja realizar mais implementações, inclusive nas redes sociais, promovendo maior alcance e visibilidade para essas ações sustentáveis, que mostram como a cidade está engajada em promover ações positivas.
Esse progresso é fruto de um esforço colaborativo entre as secretarias municipais, com destaque para as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, que têm desempenhado papéis fundamentais na consolidação e execução dessas iniciativas.