Pescadores vão à Transpetro no Rio de Janeiro cobrar indenização por prejuízos causados por vazamento
A presidente da Colônia dos Pescadores Z-6, Benedita Costa, acompanhada do vereador Luiz Paladino, esteve reunida com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, na última segunda-feira
A Colônia dos Pescadores “Senador Vergueiro” Z-6, de Ilhabela, participará no próximo dia 29 de maio de reunião na sede da Transpetro, no Rio de Janeiro, para tratar da indenização pelos prejuízos causados pelo vazamento de óleo ocorrido no dia 5 de abril no Canal de São Sebastião.
A presidente da entidade, Benedita Aparecida Leite Costa, a Ditinha, acompanhada do vereador Luiz Paladino, esteve no Paço Municipal para pedir o apoio da Prefeitura, na semana passada. Ela esteve reunida com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, que declarou apoio do governo municipal à causa.
“No mês passado, quando ocorreu este vazamento no Tebar, o prefeito Toninho Colucci foi a São Sebastião e esteve reunido inclusive com o presidente da Transpetro para ter todos os detalhes sobre a ocorrência e também garantir que todos que tenham direito sejam indenizados”, ressaltou o chefe de Gabinete.
A reunião no Rio de Janeiro também terá a participação das colônias de São Sebastião e Caraguatatuba, além dos advogados Fábio Castilho Gonçalves e Márcia Regina Guerrero Ghelardi. A presidente da Colônia Z6 fez o convite para que algum representante da Prefeitura de Ilhabela também participe do encontro.
Segundo Ditinha, dos 250 pescadores associados, cerca de 160 tiveram prejuízos causados pelo derramamento de óleo. “Algumas embarcações sofreram avarias, mas o principal mesmo foi o prejuízo com a pesca. Os peixes desapareceram e quando pescamos não tem valor no Ceasa. Temos dificuldade para venda”, relatou a presidente da Colônia Z-6. No último dia 17, os pescadores ilhabelenses participaram de uma reunião na sede da Transpetro em São Paulo.
O vazamento
O incidente no Terminal Almirante Barroso (Tebar) aconteceu na noite do dia 5 de abril (sexta-feira). Na manhã do dia seguinte, o prefeito Toninho Colucci acompanhou o trabalho de contenção nas praias da região central de São Sebastião e cobrou explicações de diretores da empresa. Já no dia 7, Colucci esteve reunido com o presidente da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado. Em sua página na rede social, o prefeito de Ilhabela postou na ocasião: “O impacto ficará na natureza por meses e anos e serviu para lembrar o enorme risco que corremos. No Congresso Nacional, Deputados e Senadores querem tratar os desiguais igualmente, será que eles agora vão perceber quanto estão equivocados? Quem recebe royalties por estar em Zona de risco não pode ser como todos os demais municípios, afinal, os royalties são pagos por compensação, e só pode ser compensado o município que sofre alguma agressão”.
Foto: Gustave Gama/PMI