A tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ reuniu no Entreposto de Pesca do Camaroeiro centenas de pessoas, entre famílias de caiçaras tradicionais, pescadores, autoridades e público em geral, na manhã do último domingo.
Ao som da Banda Municipal Carlos Gomes, a cerimônia foi aberta pela presidente da Fundacc, Malu Baracat que falou da importância desse festejo para a cultura caiçara. “Juntamos a Cultura e o Turismo e em julho, período do Festival do Camarão, que o evento alcance turistas de todo Vale do Paraíba e estado de São Paulo. Que a pesca seja farta neste ano”, Já o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano participou do evento representando o prefeito Aguilar Junior. Falou sobre o dia maravilhoso, de sol e calor, observando que a cidade recebeu um grande número de turistas no fim de semana. “Eventos como esse são excelentes porque movimentam nossa economia e para o 25º Festival do Camarão também teremos grande movimentação, pois a festa fará bodas de prata. Vamos incrementar essa comemoração, que tem o intuito de não só favorecer nossos pescadores, mas também aquecer a economia de toda a cidade, atraindo turistas de todo o estado de São Paulo”. O presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro, senhor Alexander Oliveira Carreiro, comemorou a volta da pesca do camarão, trazendo trabalho para os pescadores.
Foram citados e homenageados os fundadores da festa, os senhores Benedito João do Nascimento, o Ditinho Touro e Francisco Mastronomio, conhecido por Chico Delegado, (ambos in memorian), e o senhor Isaías Costa, presidente da Colônia dos Pescadores do Camaroeiro por 11 anos, de 1992 a 2002 e também homenageado no 19º Festival do Camarão em 2016. Representando o grupo de fundadores do festival, recebeu das mãos da presidente da Fundacc, uma homenagem desses 25 anos. Também foi relembrado o pescador Benedito Joaquim Nascimento, o seu Bidico, homenageado no 5º festival do camarão, em 2002, que partiu em fevereiro deste ano, deixando saudade e boas lembranças aos seus familiares, amigos e a todos aqueles que beberam da fonte de seu conhecimento da pesca, da cultura caiçara e da história do nosso litoral norte.
O público também pôde apreciar o Mural dos Pescadores, instalado no Entreposto de Pesca, com imagens de todos os homenageados desde a primeira edição, até 2023. Confira os nomes : Palmira Costa, Benedito Costa, Pedro Paes, Sebastião Marcondes, Pedro Estevam, Tulu, Bidico, Antonio Zacarias de Oliveira, Dito Virgílio, Osvaldo Custódio da Conceição, Dito Chico, Sinésio Vitório Paes, João Ferreira, Vital de Paula, Manoel Messias Soares, Maria Benedita de Souza, Sebastião Dário, Jorge de Oliveira, Elias Mariano, Irene Paes, Nelson Fabrício Boião, Cacemiro dos Santos, Matilde, Dona Bidica, Altina S. Santos, Tereza Cortez Santo, Ditinho, Leonel Araujo, Helena das Dores, Isaias Costa, Ivens Assis, Terra Seca, Nildo Rolim do Amaral, Luiz Sapão e Gresso.
Neste ano, o pescador indicado pela Associação foi Antonio Cortes do Espírito Santo, o Baguinha, por sua contribuição para a preservação da cultura caiçara. Aprendeu com pai e avós a fabricar canos, remos, redes de pesca e balaios. Recebeu das mãos da presidente, uma fotografia sua com a arte da artesã Angélica Santos, que produziu a moldura com pedaços de madeira oriundas do barco de seu tio, pescador Dito Chico, tornando-se uma peça única.
Pescadores e suas famílias receberam uma flâmula de São Pedro. Já os pescadores homenageados receberam miniaturas do Entreposto de Pesca do Camaroeiro.
Abençoados pelo pároco da Igreja Santa Terezinha, Padre Cláudio Rodrigues da Silva, a procissão terrestre com os andores contendo São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes seguiu em direção ao do píer da praia do Camaroeiro, saindo em procissão marítima, ao som da Banda Municipal Carlos Gomes.