A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um novo integrante, que já está trabalhando ativamente na Campanha Maio Amarelo. Trata-se do Agente Ciente, o novo mascote entre os agentes de trânsito.
Na tarde de segunda-feira (13), o Agente Ciente, uma cabeça de boneco feita de espuma, estava cheio de energia, marcando sua posição no movimento Maio Amarelo, distribuindo materiais educativos no semáforo do cruzamento da avenida Anchieta com a rua Santa Cruz (o calçadão), no centro da cidade.
A ideia de criar um mascote para a campanha é do agente de trânsito Luber Castigliola, que também é o responsável pelo Setor de Educação para o Trânsito, que leva às unidades escolares públicas e privadas de Caraguatatuba o programa Trânsito Legal.
Luber planeja levar o Agente Ciente também para às escolas, para interagir com os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I, que participam do programa. “Pensamos sempre em motivar os alunos com elementos lúdicos e divertidos para o aprendizado”, explica.
Dentro da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança na mobilidade urbana e rural, no dia 11 de maio, a Semop realizou uma palestra para os funcionários da Empresa Transcopa com o tema “Direção defensiva para caminhoneiros”.
Ainda esta semana, as palestras relacionadas ao Maio Amarelo serão levadas a outras empresas e escolas. E agora, contando com o reforço do Agente Ciente.
O que é o Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação e por isso, o principal objetivo do movimento é colocar em pauta para a sociedade, o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.