Cerca de 70 cavaleiros e amazonas participaram da 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba no último domingo (26/5), entre os bairros do Centro e Indaiá.
O último dia de festejos também contou com a missa das Irmandades do Divino, Procissão do Resplendor, tradicional afogado (almoço), carreata, queima de fogos, missas, procissão e as apresentações de grupos de Congada São Benedito de Caraguá e Ubatuba, Cia Caraguatatuba de Moçambique e da Banda Fortaleza de Arceburgo (MG).
Portando bandeiras com os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus, cavaleiros e amazonas saíram da Praça da Cultura, no Centro, e seguiram em direção à Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá. Ao chegar à Catedral, a comitiva recebeu as bênçãos do Padre Vladimir Ferreira Coelho e se juntou aos demais convivas para saborear o tradicional afogado. Em 2024, o prato contou com 300 quilos de carne desfiada, além do arroz, farinha e mandioca cozida.
“A cavalgada começou em 2010, com Padre Alessandro Henrique Coelho e mais alguns amigos cavaleiros que tiveram a ideia de resgatar essa tradição. Estive indiretamente na organização desde então e, a partir de 2012, assumi à frente”, recordou o organizador da Cavalgada do Divino, Rodrigo Simões. “Tivemos a oportunidade de representar a Cavalgada do Divino de Caraguatatuba no Mapa Cultural Paulista, em São José dos Campos. Chegamos a 15ª edição e estamos tentando manter essa tradição cultural numa cidade de praia. Em julho, faremos a nossa peregrinação em direção a Aparecida, a nossa romaria”, adiantou Simões.
Celebrada desde 1992, a Festa do Divino Espírito Santo iniciou no dia 26 de abril e teve como o ponto alto a celebração dos 25 anos de fundação da Diocese de Caraguatatuba, no dia 1º de maio.