Fotos: JC Curtis/Fundacc
O objetivo é integrar as ações artísticas do município, resultando em eventos que celebrem a arte do encontro com o público
Com música, dança, performances, poesia e lançamentos literários, o ‘Sarau no Museu’ deste sábado (1/6), reúne artistas e público das 15h às 18h no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). A entrada é gratuita, o evento é livre para todos os públicos e a realização é da Comissão Setorial de Literatura da Fundacc e o MACC.
A apresentação do sarau será realizada pelas escritoras Rose Teles e Letícia Barroso. “A comissão de literatura da Fundacc se uniu para promover o Sarau no Museu que tem como objetivo, lançar livros de escritores da cidade, reunir e integrar as ações artísticas do município, resultando em eventos que celebrem a arte do encontro com o público. Será um momento emocionante, pois a literatura nos leva a vivenciar o novo”, destaca a escritora Letícia Barroso, que também atua como coordenadora da Comissão.
Lançamentos de livros
Nesta edição serão realizados os lançamentos de livros dos autores Luiz Brener com “Animais Minúsculos”, Leonardo Augusto apresenta “Autanamnese” e Miriam Bilhó, “Vivências e Fantasias”. As publicações podem ser adquiridas durante o sarau.
Luiz Brener nasceu em Caraguatatuba em janeiro de 1994. É jornalista. Participou das antologias “O Segredo da Crisálida” e “Entrelinhas” (Vol.2), ambas da Andross Editora. “Fotogramas”, seu primeiro livro de poemas, foi publicado em 2014 e foi contemplado pelo ProAC – 2012. Em 2016, venceu em 1° lugar na categoria “Poesia” no Clica – Concurso Literário de Caraguatatuba com o poema “A grande marcha”.
Seu novo livro “Animais Minúsculos” revela uma abordagem poética atenta a detalhes aparentemente insignificantes. A obra se move entre a minúcia e a grandiosidade para explorar o misterioso e o cotidiano, convidando os leitores a refinar sua percepção. A partir deste lugar, os poemas buscam reverenciar a fragilidade, a sutileza, o mínimo.
Leonardo Augusto é de Caraguatatuba. Escreve poesia desde que se entende por gente; participou de diversos concursos de literatura no município, como também de coletâneas literárias de prosa e poesia.
Desenvolve projetos no Arquivo Municipal de Caraguatatuba e espera permanecer na sua cidade para todo o sempre. “Autanamnese” é o seu primeiro livro.
Miriam Bilhó é natural de São Paulo, é professora de história aposentada e bacharel em História pela USP. Vive em Caraguá desde 2017. Vivências e Fantasias, no gênero poesia, é seu primeiro livro.
Programação
Júlio e Débora D’Zambê (Dois Velhinhos pelo Mundo) apresentam os livros “Como o Criador fez surgir o homem na Terra” e “Nzuá e o Arco-Íris”, além de apresentações musicais.
A cantora Mara Amaral também leva seu repertório e Maria Elvira apresenta Poesia Slam. Leco Borba (Angelo Pereira) conta causos caiçaras e a bailarina Lia Freitas apresenta uma intervenção de dança.
Um momento de homenagem ao poeta e escritor Fernando Pessoa, nascido no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, também integra a programação. A Brigaderia da Paty (Patrícia Lorio) oferecerá brigadeiros ao público – o chocolate é uma referência a um trecho do poema “Tabacaria” de autoria de Pessoa.
O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro de Caraguatatuba.