A partir desta quarta-feira (19), na UBS Tinga, os pacientes agendados no projeto ‘Saúde de Ponta a Ponta’ iniciam os atendimentos com os médicos generalistas (clínico geral), com o resultado dos exames laboratoriais em mãos. Desde o início, o mutirão já realizou mais de 500 atendimentos, entre coletas de sangue e consultas com pediatra e ginecologista.
Até o dia 25 de junho, a unidade contará com atendimento de 10 profissionais, sendo oito clínicos gerais e dois especialistas (pediatra e ginecologista), que atendem das 7h às 19h.
A Secretaria de Saúde faz um alerta para o número de faltosos. Nos dois dias do projeto, 54 faltas foram registradas, sendo 35 mulheres na consulta com ginecologista e 19 crianças no pediatra. A Secretaria reforça a importância de comparecer e caso não seja possível, que o paciente avise com antecedência para que outra pessoa seja agendada.
A UBS Tinga foi a primeira a receber o projeto, pois concentra o maior número de referenciados com demanda reprimida. São 3.180 pacientes que aguardam em fila de espera para coleta de exames laboratoriais com data de corte até 31 de maio.
As consultas com os médicos estão sendo feitas por meio de agendamento e os pacientes são comunicados através da UBS e do push do Canal 156. A coleta de exames laboratoriais é feita todos os dias.
Pedidos de encaminhamentos de outras especialidades serão ofertados através do AME, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Regional e outros hospitais de referência, de acordo com a disponibilidade de vagas.
A Secretaria de Saúde acrescenta que a UBS continua com os atendimentos normais de rotina com o setor de odontologia, vacinação, acolhimento, farmácia, entre outros.
A moradora Daiana Ferreira da Silva, mãe do Heitor de três anos, levou seu filho na consulta com pediatra e disse que o médico foi muito atencioso, fazendo todos os exames necessários de rotina. “Já saí com os encaminhamentos para investigar uma suposta alergia que o Heitor tem apresentado”, contou.
Até o final da semana, o prefeito Aguilar Junior irá anunciar o próximo bairro a receber o projeto ‘Saúde de Ponta a Ponta’.