A Prefeitura de Caraguatatuba publicou edital de convocação, chamando mais 18 candidatos participantes para os cargos de Guarda Civil Municipal feminino e masculino, para a 2ª fase do curso de formação, nos termos do edital 01/2019.
Esta é a segunda convocação de candidatos que a Prefeitura faz para aumentar o efetivo da Guarda. A primeira foi feita em abril, com a convocação de 36 candidatos. Com essa nova chamada, somam-se 54 convocados. Atualmente a corporação conta com 55 integrantes.
O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, comenta que o prefeito Aguilar Junior tem empenhado esforços em aumentar a segurança na cidade. Ele cita não só os investimentos feitos na GCM, mas também a criação do Centro de Operações e Inteligência (COI), espaço em que é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear as áreas que possuem as câmeras de monitoramento. “É uma importante ferramenta na prevenção de crimes e ocorrências de acidentes”, considera.
Curso de formação
Os candidatos deverão se apresentar no dia 28 de junho, às 8h, no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira (Centro Universitário Módulo), localizado na av. Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, Caraguatatuba.
O candidato que não comparecer na data e horário especificado, será considerado reprovado e consequentemente eliminado do concurso.
Obedecida à ordem de classificação, os candidatos aprovados na fase anterior, serão convocados em quantidade a ser definida pela Administração Pública para participação do curso de formação.
Os candidatos passarão por um curso de formação, com carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses de formação, ministrado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.
Durante o curso, os candidatos aprovados terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
Para mais informações:
Clique aqui para baixar o Edital de Convocação; Clique aqui para baixar o regulamento; Clique aqui para baixar o formulário de matricula; Clique aqui para baixar o termo de desistência.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 55 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.