Cerca de 300 pessoas entre alunos e professores participaram da Operação Férias Mais seguras, realizada nesta quarta-feira (26) pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba.
As ações, realizadas na EMEF Luiz Muniz Ribeiro, no bairro Martim de Sá, visam conscientizar a todos sobre as questões de segurança no ambiente escolar.
O treinamento oferecido foi de “Evacuação de emergência em edificações com grande concentração de público”. Um dia antes do simulado, foi dado um treinamento específico aos alunos, professores e equipe gestora.
O programa contou com o apoio da secretária adjunta de Educação, Karina Soares, da 1° Tenente PM Érica Ramalho de Macedo, comandante do 4 ° Sub-Grupamento do 11° Grupamento de Bombeiros, sediado em São José dos Campos e do gestor da EMEF, Kellermann dos Santos . A ação contou ainda com a supervisão do Cabo PM Sérgio Vieira da Silva Costa, que é o coordenador do Programa Bombeiros na Escola, no litoral Norte.
De acordo com o instrutor do programa, Cabo Silva Costa, o programa tem o objetivo estratégico não só de aproximar o Corpo de Bombeiros à comunidade, mas também de ensinar aos estudantes e professores como identificar e evitar situações de risco. “As aulas são dinâmicas e inclusive com parte prática. Durante os encontros explicamos como acionar o Corpo de Bombeiros, como sair de um incêndio em segurança entre muitas outras atividades”.
No dia 28 de junho haverá uma reunião com os pais de alunos da EMEF Maria Moraes, no bairro Jardim Gaivotas, onde será a Operação Férias Mais Seguras será finalizada em Caraguatatuba, com mais de 1.300 alunos formados no programa.