A cidade de Bertioga recebe nos dias 17 e 18 de julho uma exibição de filmes especial. O projeto Cine Rodas leva cinema ao ar livre e gratuito ao Bairro Chácaras, dentro da Vila do Bem, à Rua São Gonzalo, s/nº. Além dos curtas-metragens, a programação também inclui uma exposição de arte totalmente acessível, com texturas em Braille e audiodescrição.
O Cine Rodas é uma carreta de projeção móvel, ou seja, um centro cultural itinerante que promove a inclusão, a conscientização e o amor pelas artes. A exibição de artes, chamada de Tapete Vermelho, acontece nos dias 17 e 18, das 15h às 17h; seguida das transmissões dos filmes, exibidos das 18h às 21h.
Entre os filmes, Ian, uma animação da Mundo Loco CGI Ian Foundation, abordando a paralisia cerebral e a importância da inclusão. Já o Balú conta uma história emocionante sobre a amizade entre um menino e seu cachorro, enquanto a animação Folded Wish, retrata a jornada de duas irmãs gêmeas em busca da cura para uma doença fatal.
E ainda tem o Cordas, que traz uma reflexão sobre o amor incondicional e a amizade verdadeira, e La Bruxa, uma história divertida sobre uma bruxa em busca do amor.
Tapete Vermelho
Enquanto aguardam as sessões de cinema, crianças, jovens e as famílias podem entrar na carreta para conhecer a Exposição Tapete Vermelho, que apresenta cartazes incríveis inspirados no material de divulgação da estreia dos filmes e animações que são exibidos durante as sessões de cinema do Cine Rodas.
A exposição tem um diferencial, que pode-se dizer que é algo inédito. Ela é totalmente inclusiva, já que para entrar na carreta, o cadeirante terá um elevador acessível. Os cartazes são desenvolvidos em sistema tátil com texturas em Braille, permitindo que pessoas com deficiência visual possam tocá-los para também desfrutem da magia do cinema. Além disso, tem audiodescrição em todas as obras através de QR Code, fones para pessoas com espectros, cadeiras para nanismo, gigantismo e obesidades.
Cine Rodas
O projeto Cine Rodas é realizado desde 2020, em uma carreta itinerante que democratiza o acesso à arte e ao cinema. Com mais de 120 filmes de classificação livre, proporciona experiências. Com 21 metros de extensão, o projeto prioriza locais com pouco ou nenhum acesso a cinemas tradicionais, levando os filmes onde é mais necessário, com atividades gratuitas e abertas a todos.
Foto: Divulgação