Candidatos à Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizaram na quinta-feira (01) um treinamento de Controle de Distúrbios Civis (CDC), oferecido por instrutores de São José dos Campos. O treinamento foi realizado dentro de uma colônia de férias no bairro do Porto Novo, região Sul da cidade.
Trata-se de um curso tático para operadores de segurança pública, que visa treinar e preparar os profissionais para atuação na área de controle de tumulto, de multidão, praças esportivas, intervenção em sistema penitenciário ou qualquer ato que atente contra a ordem social.
Alguns dos treinos realizados foram a técnica para o uso do gás pimenta e do gás lacrimogêneo, usados para manutenção da ordem; o uso de escudos para defesa e o uso das balas de borracha, também chamadas elastômeros, que por terem menor potencial ofensivo, são utilizadas para conter distúrbios.
Os 23 candidatos em treinamento utilizaram equipamentos de proteção como capacetes com viseira antitumulto, perneira, tonfa e escudos.
Para os GCMs de São José dos Campos, Sara Alves de Oliveira Coupê e Pablo Gabriel Silva, “o treinamento é interessante para que os guardas conheçam na prática as técnicas de defesa e ataque e também para que saibam manejar seus equipamentos e ferramentas de trabalho”.
O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, considera importante o treinamento oferecido pela GCM de São José dos Campos. “O curso de CDC faz parte do currículo para formação da Guarda e prosseguimos com todo apoio da GCM joseense, que tem sido de grande valor para a nossa tropa. São técnicas interessantes para a nossa GCM, principalmente durante os períodos de temporada de verão em Caraguatatuba, quando quintuplicamos o número de pessoas na cidade. É um curso de grande relevância”.
Candidatos em curso
A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a segunda fase do curso de formação, nos termos do edital 01/2019, para os candidatos aos cargos de Guarda Civil Municipal feminino e masculino.
O curso é realizado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba, instituído em 25 de junho, pela Lei 2.726. Participam das aulas 23 candidatos, sendo duas mulheres.
O Centro, instalado na Praça de Eventos do Porto Novo, região Sul da cidade, é destinado à formação básica e à requalificação da guarda municipal, visando a atualização e o aperfeiçoamento profissional, planejando e desenvolvendo atividades pertinentes ao ensino, instruções e treinamentos.
O total da carga horária do curso é de 640 horas, equivalentes a quatro meses. Seu encerramento está previsto para meados de outubro. Durante as aulas, os candidatos aprovados têm aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas