A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba fechou o balanço de atuações no mês de julho com 2.355 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, rondas escolares e outros.
Foram 190 abordagens, 137 ações em apoio às secretarias municipais, 80 ocorrências, 77 ocorrências resolvidas no local, 525 rondas em pontos turísticos, 187 rondas escolares, além de 830 rondas e estacionamento em locais públicos (pontos de visibilidade) e prisão de cinco indivíduos.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI), espaço onde é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar (AFT, GCM e PM) as áreas que possuem as câmeras de monitoramento.
É também o COI quem recebe as chamadas feitas pelo aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que agiliza a ajuda às mulheres vítimas de violência doméstica do município.
Aumento do efetivo
A Prefeitura de Caraguatatuba está aumentando o efetivo da GCM por meio do Concurso Público 001/2019.
Os candidatos estão passando por um curso de formação, no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba, criado em 25 de junho deste ano.
O curso tem carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses de formação, ministrado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.
Durante o curso, os candidatos terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
O que faz a GCM
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.