O mês de agosto é conhecido como ‘Agosto Dourado’ por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.
A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Em Caraguatatuba existem dois importantes serviços destinados ao incentivo do aleitamento materno, o Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) e o Banco de Leite Humano (BLH). Ambos ficam instalados dentro do prédio do Pró-Mulher, no Centro da cidade.
O Ceami tem como principal objetivo conscientizar e apoiar mães que praticam amamentação exclusiva no peito até o sexto mês e sua continuidade até dois anos ou mais, buscando o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação de personalidades sadias nas crianças. Este vínculo favorece a prevenção contra a violência doméstica, por meio de aulas como Shantala Bebê, Banho de Ofurô, Curso de Gestante, Hora da Papinha e diversos grupos educativos.
Já o Banco de Leite Humano, existe há seis anos, e contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as quatro cidades.
Para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite. Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite de Caraguatatuba.
Para participar dos grupos ou se candidatar a uma possível doadora, as mães ou pais podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano/Centro de Atendimento Materno Infantil, localizado no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.135 – Sumaré. Mais informações no telefone (12) 3897-3510.
O espaço também conta com número de WhatsApp para facilitar a comunicação e orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.