A solenidade de comemoração ao Dia do Soldado, realizada pelo 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior Cel PM Edgard Armond, foi realizada na noite de quinta-feira (22/8), no Teatro Mario Covas, no Indaiá, com a presença de mais de 500 pessoas.
Na ocasião, 26 praças do 20º BPM/I foram homenageados com a Láurea de Mérito Pessoal, por terem se destacado nas situações adversas enfrentadas no policiamento diário do Litoral Norte.
Durante a cerimônia, também receberam homenagens secretários e funcionários da administração municipal de Caraguatatuba, como forma de reconhecimento ao apoio prestado. Entre eles, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti; o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo; o secretário de Serviços Públicos, Robson Lobato; a coordenadora de serviços da Sesep, Marisa Raquel Albertão; a funcionária da Secretaria da Fazenda, Adriana dos Santos, entre outros.
Mais homenagens foram prestadas aos secretários de Segurança de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, presidentes e diretores de Consegs do litoral Norte, além do pastor Luiz Rocha, da Igreja Universal doo Reino de Deus.
A comandante do 20º BPM/I, tenente-coronel PM Angélica Alves da Silva, agradeceu o empenho dos policiais da região. “Muito obrigado pelo trabalho, dedicação, comprometimento de todos!”
Dia do Soldado e Láurea do Mérito Pessoal
No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data homenageia o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (RJ), que nasceu em 25 de agosto de 1.803, na Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando Brasil ainda era Vice-Reino de Portugal. O decreto Federal nº 51.429, de 13 de março de 1962, do então presidente João Goulart, instituiu e homologou a escolha do duque de Caxias como patrono do Exército Brasileiro.
Instituída em 1974, inicialmente como “Medalha PMzito do Mérito Pessoal”, a medalha trazia o soldado mascote da Polícia Militar no centro do distintivo. A partir do final da Década de 80, a condecoração foi alterada para “Láurea do Mérito Pessoal” e a imagem do mascote foi substituída pelo escudo do brasão da PM.
A Láurea é dividida em cinco graus distintos. Do 5º ao 3º grau, a condecoração é outorgada pelo comandante do Batalhão da PM da região onde o policial militar está servindo. No 2º grau, a condecoração é concedida pelo chefe do Comando do Policiamento do Interior e, no 1º grau mais alto, a medalha é ofertada apenas pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.