A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (27) o corte da SP-55 (Rodovia Governador Mario Covas,Rio/Santos), no bairro Massaguaçu, região Norte, nas proximidades da rua Italia Baffi.
O trecho está interditado desde segunda-feira para realização de obras de drenagem da região. O desvio do trânsito está sendo feito pela via marginal, rua Maria de Lourdes da Silva Kfouri.
A obra, que está dentro do POD (Pacote de Obras de Drenagem), consiste na implantação de um canal extravasor no rio Gracuí, para melhorar a drenagem das vias: Regina Margarete Passos, Itália Baffi Magni e Maria das Dores Veloso Medeiros. A previsão é de que o trecho fique interditado por cerca de 30 dias.
O novo canal desembocará no rio Cocanha, cortando a rodovia. O objetivo da construção é de ampliar o escoamento de águas pluviais, evitando alagamentos e enchentes, principalmente em períodos de altos índices de chuva.
O município recebe atualmente investimentos de quase R$ 50 milhões, por meio de parceria com o DesenvolveSP, beneficiando pelo menos 12 bairros com serviços de drenagem.
Estão em andamento obras no Porto Novo (Avenida José Cândido Capelli), Cidade Jardim (Alamedas dos Cipestres), Pontal Santamarina (Rua Antônio Carlos Quental Simas), Tinga (Rua Herôndio do Nascimento), Massaguaçu (Rua Itália Baffi), Travessão (Ruas Henrique Maximiliano e Sebastião Francisco) e Pegorelli (Abra de Dentro e Avenida Avelino Alves).
Também recebem intervenções os bairros Morro do Algodão (próximo a Praça do Cruzeiro), Centro (próximo a Praça Três Coqueiros/Praça Esperanto), Verdemare (próximo ao Santo Gelo), Olaria (Rua dos Mineiros e Flora Atlântica) e Aruan (Rua Alvarenga Peixoto).