O evento visa integrar a arte e a cultura à vida da comunidade por meio de atividades educativas e inclusivas
O Festival “MACC Museu Vivo” reúne artistas e realiza sua segunda edição neste sábado, 28. A primeira atração tem início às 15h e a última às 19h na Praça do Caiçara, em Caraguatatuba. O evento é iniciativa multifacetada com diversas atrações gratuitas.
O evento visa integrar a arte e a cultura à vida da comunidade, por meio de atividades educativas e inclusivas. Os Festivais englobam quatro eventos culturais que integram o projeto “Por Dentro do MACC” e serão realizados na Praça do Caiçara, com entrada gratuita.
Confira a programação
Feira Agroecológica RAPECCA – 15h – Feira voltada à promoção do consumo consciente, com diversas barracas de produtos agroecológicos e sustentáveis.
Poesia: Slam Ponta de Lança – 17h – Competição de poesia com um grupo de poetas vinculados ao movimento, destacando a força da palavra falada e a expressão cultural.
Show Musical: Teodoras do Cordel – 18h – Um show que apresenta obras de mulheres de diversas frentes sociais e culturais, que têm em comum a arte como guia-mestra. Na apresentação, o coletivo Teodoras apresenta sua história e seu percurso de empoderamento na escrita feminina de cordel no Estado de São Paulo, com destaque para as obras literárias: “Justiça Violada” (editora cordelaria Castro), “Mulheres Negras que marcaram a história” (editora areia dourada), “Mulheres Indígenas que marcaram a história” (editora areia dourada) e “Pagu: Mulher Revolução” (editora cordelaria Castro). Também integram o evento os cordéis autorais escritos pelas representantes do coletivo.
Música: Talia Armani – 19h – Talia Armani é cantora, compositora, atriz, dançarina e psicóloga. Natural de Mogi Guaçu (SP), reside em Ubatuba há três anos. No próximo sábado, dia 28, estreia o show Eu Sou Porque Nós Somos, no Festival PDM. A cantora será acompanhada no palco por Esdras Cabral (baterista), Pessoto (guitarrista), Débora D’Zambê (flautista) e Julio D’Zambê (cantor e percussionista).
O nome do show é inspirado na filosofia africana Ubuntu, que valoriza o coletivo e promete trazer, além de muita MPB com músicas autorais e releituras, gêneros como forró e pop rock.
Essa filosofia afirma que nos tornamos humanos através dos outros. A cantora e roteirista do espetáculo explica que a escolha do tema reflete a compreensão de que precisamos nos curar pessoal e coletivamente e entende que essa filosofia é uma das chaves para resgatar a força e a união do coletivo.
Sobre o projeto “Por Dentro do MACC”
Uma iniciativa abrangente, que tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e faz parte de um projeto para revitalizar o Museu de Caraguatatuba. A iniciativa é focada em promover a cultura, a arte-educação, a acessibilidade, gratuidade, a inclusão e a diversidade no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). O objetivo principal do projeto é abrir as portas do MACC para um universo de experiências artísticas e culturais, que integrem e enriqueçam socioculturalmente a população local e regional.
O museu promove inclusão e acessibilidade, oferecendo entrada gratuita e uma diversidade de manifestações artísticas e culturais. Pretende tornar-se um centro de referência cultural ativo, por onde transitam pessoas de todas as idades e origens. As atividades educativas visam despertar a criatividade e o interesse pela arte em diferentes faixas etárias, desde crianças até adultos. Isso inclui oficinas, cursos, palestras e visitas guiadas, sempre com o foco em integrar o aprendizado artístico O projeto conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), e Arte Impressa Produções. A produção é realizada pela OZE Produções, Tudo Vira Cult e Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Festival “MACC Museu Vivo”
Data: 28 de setembro de 2024 (sábado)
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça do Caiçara, Caraguatatuba, SP
Horário: Das 15h às 20h – Gratuito