Serão dez destinadas para comidas típicas e dez de moda preta, arte e artesanato
Estão abertas até o dia 4 de outubro as inscrições para a seleção de barracas relacionadas à cultura negra para participação na XVIII Kizomba, realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com a Zambô. O evento acontece de 20 a 24 de novembro de 2024, na Praça da Cultura, celebrando a Consciência Negra.
O objetivo é a seleção de até 20 barracas para comercialização de produtos ou prestação de serviços que remetam à cultura africana, sendo dez destinadas à comidas típicas e dez para à moda preta, arte e artesanato.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio deste formulário online https://forms.gle/fuxGsjZF9uNH7nmx9 . O edital pode ser acessado neste link https://fundacc.sp.gov.br/editais-fundacc/16/09/2024/edital-no55-kizomba2024 .
Sobre a Kizomba
Este evento busca sensibilizar a sociedade para a importância da história e cultura negra, promovendo diversas manifestações culturais que aproximam políticas de ações afirmativas do setor público, das comunidades negras e da sociedade civil.
A Kizomba valoriza os mestres guardiões da cultura afro-brasileira que desempenham um papel vital na preservação do legado histórico e cultural dos ancestrais negros.
Além de fortalecer a identidade e representatividade da comunidade negra de Caraguatatuba, a XXVIII Kizomba contribui para a sustentabilidade da Associação Zambô. Durante o evento são vendidos artigos artísticos, moda afro-brasileira e alimentos relacionados à cultura negra.
Uma conquista da comunidade negra de Caraguatatuba foi a data tornar-se feriado municipal em 2007. Além disso, o reconhecimento e a participação da sociedade durante o evento representa um empoderamento e uma representatividade muito importantes para os
membros da comunidade.