Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, durante o 2º quadrimestre deste ano, a média do município ultrapassou 20% de absenteísmo, que são os pacientes faltosos em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal.
Na rede municipal, dos 6.113 pacientes agendados em consultas, 1.149 não compareceram (18,79%). Já os exames, foram 6.357 pessoas agendadas e 1.763 faltosos (21,48%).
Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 5.428 consultas marcadas, 1.101 pacientes faltaram (20,28%) e dos 4.221 exames agendados, 861 não compareceram, uma taxa de 20,40% de absenteísmo.
Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 3.958 consultas, com 1.313 faltosos (24,91%). E os exames somam 8.426 agendamentos, com 1.263 pacientes que não compareceram (14,98%), a menor taxa de absenteísmo.
No Hospital Regional do Litoral Norte, das 957 consultas agendadas, 158 pacientes não compareceram (16,51%) e dos 2.472 exames marcados, 532 pessoas não estiveram presentes (21,52%).
No total, 16.456 consultas foram agendadas e 3.721 pessoas não comparecem, registrando uma taxa média de 22,61% de absenteísmo. E 21.476 exames foram agendados e 4.419 pessoas faltaram, uma taxa de 20,58% de faltosos.
A Secretaria de Saúde reforça a população a importância de comunicar caso não seja possível o comparecimento e de sempre manter o cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente quando houver mudanças de número de telefone e de endereço.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destaca que o aviso prévio contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. “Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, disse.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize o encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.