A carreta “Mulheres de Peito” ofertada pelo Governo do Estado iniciou atendimento hoje (15/10), no bairro Perequê-Mirim. O equipamento ficará na cidade até o dia 26 de outubro e prevê a realização de 500 exames.
A carreta oferta exames de mamografia, de forma gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o horário será das 8h às 12h, exceto feriados, com atendimento de até 25 senhas por dia.
A distribuição de senhas será feita por demanda espontânea e por ordem de chegada. As mulheres serão atendidas sem necessidade de agendamento. O resultado do exame sai na hora e a pacientes devem procurar a UBS de referência para agendamento médico.
Para pacientes com idade entre 50 e 69 anos será necessário levar apenas RG e o cartão do SUS. Mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, é necessário apresentar o pedido médico, além do RG e cartão do SUS.
O objetivo do programa é incentivar mulheres com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia a cada dois anos na rede pública. A ideia é a detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.
A paciente Margarida Silva, de 80 anos, procurou o local e disse ser uma ótima oportunidade das mulheres cuidarem da saúde. “O atendimento foi bem rápido e as profissionais muito atenciosas”, contou.