O Cemitério Municipal Recanto das Flores, no Indaiá, funciona no próximo sábado (2/11), das 7h às 18h. A Administração do Cemitério aguarda a visita de cinco mil pessoas ao longo do Dia de Finados.
Funcionários da Secretaria de Administração (Secad) e os reeducandos do Programa de Alocação de Mão de Obra da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, executaram serviços de roçada, capina, pintura e limpeza no local. Haverá uma tenda para venda de flores e velas na entrada do cemitério.
“Para evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, as pessoas não devem levar vasos de plantas enrolados com celofane e outros materiais impermeáveis ou qualquer recipiente que acumule água”, alertou o administrador do Cemitério Municipal Recanto das Flores, Salmo Matheus Rodrigues.
Missas
As missas na Capela da Ressurreição, no interior do Cemitério Recanto das Flores, serão nos seguintes horários: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h, além da reza do Santo Terço ao meio-dia. Tendas foram montadas para os fiéis.
O Cemitério Municipal Recanto das Flores está localizado na Avenida Rio Branco, 686, no Indaiá. O telefone é o (12) 3882-6731.
Bela Vista Cemitério Parque (Jetuba)
O Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, funciona no sábado (2/11), das 8h às 17h. A Paróquia Nossa Senhora da Visitação, localizada no Massaguaçu, celebra missa às 10h, no local.
O Bela Vista Cemitério Parque fica na Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000, no Jetuba. Mais informações pelo telefone (12) 3884-3958 ou WhatsApp (12) 98263-3222. O atendimento nos dias úteis é das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
Santo popular
O túmulo mais visitado do Cemitério Municipal Recanto das Flores é o do recém-nascido Jean Pierre Thot, ou simplesmente Jean Pierre. Ao menino, filho de pais estrangeiros, foram atribuídos milagres desde o seu falecimento em decorrência de pneumonia no dia 4 de julho de 1.959, na Casa de Saúde Stella Maris.
Sepultado no túmulo 3.030 do Cemitério Municipal, a data de sua morte foi descoberta pela ex-funcionária do local, Claudice de Carvalho, em 1.984.
Considerado um anjo por ter vivido apenas 36 dias, o bebê é mais um dos santos populares brasileiros como o padre cearense, Cícero Romão Batista, o Padre Cícero (ou Padim Cíço/1844 –1934). Além das tradicionais flores, muitos visitantes costumam deixar brinquedos na sepultura do menino.
Oração para Jean Pierre
“Jamais esqueceremos sua curta passagem entre nós
Estrela pequenina que brilha junto a Jesus no céu nesta hora
As poucas horas que esteve com todos nós deixaram saudades
No infinito brilha a luz maravilhosa do seu pequenino espírito
Peça e rogue a Deus por todos nós que te amamos tanto
Imagem pequenina que estais nos braços de Jesus nosso pai
Estrela na paz de Deus, para toda eternidade
Ricos estamos nós, aqui na terra recebendo as sua graças
Risos de alegria estamos ouvindo, de todos os anjos que estão contigo
Entregamos em suas mãos os nossos pedidos e nossas aflições”
Oração escrita e oferecida a Jean Pierre pelo poeta B. Fonseca
Missas do Dia de Finados nos Cemitérios de Caraguatatuba
Cemitério Municipal do Indaiá (Recanto das Flores)
7h – Paróquia Santa Teresinha
9h – Catedral do Divino Espírito Santo
11h – Santuário Diocesano de Santo Antônio
12h – Santo Terço – Terço dos Homens
13h – Paróquia São João Batista
15h – Paróquia Nossa Senhora da Glória
17h – Paróquia São José
Endereço: Avenida Rio Branco, 686 – Indaiá/ (12) 3882-6731
Bela Vista Cemitério Parque – Jetuba
10h – Paróquia Nossa Senhora da Visitação
Endereço: Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000 – Jetuba/ (12) 3884-3958/ WhatsApp (12) 98263-3222