Uma referência na região e no país quando o assunto é extensão universitária, a Universidade de Taubaté (UNITAU) acaba de ser aprovada para duas operações do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, que serão realizadas no sul de Minas Gerais no início de 2025.
Dois grupos, formados por alunos que estão em fase de seleção pela UNITAU, devem compartilhar experiências e conhecimentos com a população das cidades de Estiva e de São José do Alegre. Na primeira, a Universidade de Taubaté terá como parceiro o Centro Universitário Univel, do Paraná. Já na segunda, o Centro Universitário Tiradentes (UNIT), de Pernambuco.
A Profa. Dra. Amanda Paiva, coordenadora do Rondon na Universidade de Taubaté, conta que, pela primeira vez, as operações nacionais receberam inscrições de alunos da pós-graduação e que mestrandos da UNITAU, de cursos de Taubaté e de Caraguá, estão participando do processo seletivo.
“Este ano, também tivemos inscrições de alunos de todos os cursos de graduação da UNITAU. Isso mostra o quanto os universitários e mestrandos valorizam a extensão e compreendem o quanto essa aproximação e essa troca de conhecimentos com a comunidade contribui com a formação pessoal e profissional deles”, afirma a professora.
Projeto Rondon e UNITAU promovem ação social em todo o país
Há décadas, a Universidade de Taubaté participa das operações nacionais do Projeto Rondon, uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. A ação reúne alunos de diversas instituições de Ensino Superior do Brasil, em cidades do interior do país, para o desenvolvimento de atividades com foco no bem-estar social, no intercâmbio cultural e na cidadania.
Em 2024, a UNITAU, além de marcar presença em Machadinho D’oeste (Rondônia) e Afrânio (Pernambuco), criou uma edição regional do Projeto Rondon na cidade de Lagoinha, trazendo para a Região Metropolitana do Vale do Paraíba toda a bagagem adquirida em anos de participação nas operações nacionais.