Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança comemora 30 anos da entidade com visita ao Litoral
Entre os dias 5 e 7 de julho o Litoral Norte receberá a visita da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé, por ocasião dos 30 anos de atividade da organização no país. Na sexta-feira, 5, a religiosa será recebida em Ilhabela e nos dias 6 e 7 ficará em Caraguatatuba.
No arquipélago, primeira cidade da região a contar com o trabalho da Pastoral, irmã Vera Lúcia deve conhecer a sede da entidade, visitar famílias atendidas na Comunidade Santa Terezinha, no alto da Barra Velha e conhecer o trabalho de geração de renda da Oficina Mãos de Fada, desenvolvido pelo Fundo de Solidariedade do município.
Já em Caraguatatuba, precisamente na Paróquia Santo Antônio, no Centro, a religiosa participa de um evento grandioso com participação de voluntários da Pastoral atuantes em Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, agendado para sábado e domingo a partir das 9h.
A Câmara de Ilhabela aprovou recentemente uma Moção de Louvor pelos 30 anos de atividade da Pastoral no país, proposta pela vereadora presidente da Casa, Gracinha Ferreira (PSD) e aprovada por unanimidade. A honraria será entregue à coordenadora nacional da Pastoral da Criança durante o evento na Catedral Divino Espírito Santo. “É sempre bom lembrar que todo esse trabalho é resultado da dedicação da nossa querida Dra. Zilda Arns, que criou a Pastoral e infelizmente nos deixou vítima do terremoto do Haiti, mas seu legado permanece”, destaca Gracinha.
A Pastoral da Criança é reconhecida como uma das mais importantes organizações no mundo a trabalhar com ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias, presente no Brasil e em outros 21 países, contando com mais de 228 mil voluntários capacitados.
O trabalho alicerçado em ações desenvolvidas por voluntários num conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, tem como foco capacitar famílias para cuidados com a criança, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
No Litoral Norte a Pastoral da Criança atua há 19 anos, com aproximadamente 200 líderes nas quatro cidades, que realizam atendimento a cerca de 1,2 mil crianças, aproximadamente mil famílias e 170 gestantes.
A nível nacional, dados da organização apontam que só em 2012 a Pastoral da Criança alcançou a marca do acompanhamento de 1,3 milhão crianças, 70 mil gestantes e quase 1 milhão de famílias brasileiras. Os números apontam ainda um índice de mortalidade infantil 56,4% menor em relação à média nacional, bem como bons números no nível de desnutrição das crianças acompanhadas: 1,6% contra 2,8% da média nacional.
Irmã Vera Lúcia
A capixaba Vera Lúcia Altoé nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo. Formada em pedagogia, pós-graduada em alfabetização e ensino religioso, estudou teologia e espiritualidade. Começou o trabalho na Pastoral da Criança em 1997, atuando em uma comunidade carente do Jardim Vitória, em Cuiabá (MT) e exerceu a coordenação da Pastoral da Criança na Arquidiocese da capital mato-grossense entre 97 e 2001, sendo eleita em seguida coordenadora estadual do Mato Grosso, função que exerceu até 2004. Foi também integrante do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, como secretária. “Graças ao trabalho voluntário é possível atender as necessidades de milhões de crianças e gestantes, resgatar sobretudo a autoestima, promover a saúde, a educação, a cidadania e abrir oportunidades para que mais crianças e gestantes possam receber essa benção que é a Pastoral da Criança. Vou me dedicar a ampliar a cobertura das crianças e famílias pobres, com atenção especial a formação e capacitação de nossos voluntários”, afirmou Irmã Vera Lúcia ao assumir a coordenação nacional da entidade.