Diocese começa a receber 400 peregrinos da JMJ a partir de sábado
Convento Nossa Senhora do Amparo recebe visita de grupo francês
Faltando poucos dias para a Jornada Mundial da Juventude, as Dioceses de todo o Brasil começam a receber os jovens peregrinos para a Semana Missionária. Na maioria delas, a semana de intenso trabalho com os estrangeiros será de 15 a 21 de julho, mas em alguns lugares a acolhida começa já esta semana. A proposta da CNBB para a Semana Missionária é que ela aconteça em todas as dioceses mesmo sem a presença de jovens estrangeiros. Onde houver, que possam viver três momentos especiais: a espiritualidade do católico brasileiros, o contato com a solidariedade vivenciando e oferecendo o seu ser missionário, e um intercâmbio cultural.
A Diocese de Caraguatatuba já tem confirmada a chegada de 400 jovens que estarão divididos entre paróquias de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Pouco mais da metade chegam no dia 13 de julho. Alguns ficarão em casas de família e outros em grupo, em espaços coletivos. Na programação serão realizadas visitas missionárias (nas casas), momentos de Oração e Missas com a comunidade, passeios e atividades de integração com a juventude local.
Na Catedral Divino Espírito Santo, por exemplo, são 75 jovens colombianos confirmados. A equipe de acolhida está se preparando com uma programação que inclui momento de evangelização no bairro do Jardim Jaqueira, convivência na Comunidade Divina Providência que cuida de ex-moradores de rua e ainda um passeio pelo Parque Florestal da Serra do Mar.
Ainda em Caraguatatuba, na Paróquia Santo Antonio, são aguardados 115 jovens entre colombianos, venezuelanos e espanhóis. Um dos momentos fortes será um luau na praia com momentos de oração e louvor.
Já em São Sebastião, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, estarão 65 franceses. Para tanto, a prefeitura elaborou um cronograma que inclui várias atividades baseados em temas religiosos, sociais e culturais.
Os franceses serão recebidos com uma missa de abertura, seguida, posteriormente, de uma visita ao convento Nossa Senhora do Amparo. No domingo, além da celebração haverá um circuito cultural, onde os visitantes poderão conhecer e vivenciar a história sebastianense. Dentro ainda da programação, haverá apresentações de capoeira, maracatu e folia de reis, os franceses por sua vez também vão mostrar algo de sua cultura. Um baile deve encerrar as atividades do dia com muita animação.
Na segunda-feira, o grupo isitará Ilhabela, e na terça, conhecerão o Centro Histórico e a orla da Rua da Praia e seguem viagem para São José dos Campos tendo por destino final o Rio de Janeiro.
Em Ubatuba 100 jovens do Movimento Opus Dei vindos da Venezuela, Chile e alguns brasileiros que estarão realizando a Semana Missionária na área da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro do Perequê-Açú com visitas, trabalho com as crianças e a previsão de um passeio até a Ilha Anchieta.
A Semana Missionária antecede a JMJ-2013 que vai de 22 a 28 de Julho, no Rio de Janeiro. Para esta semana, estão confirmadas a participação de 500 jovens da Diocese de Caraguatatuba. São peregrinos que durante mais de um ano realizaram eventos e campanhas de arrecadação de fundos para participarem da programação. Alguns participarão de toda a semana e outros, apenas do ultimo final de semana quando acontece a Vigília e a Missa com o Santo Padre, em Guaratiba, 30 quilômetros do Centro do Rio de Janeiro.
Neste local, onde se espera a maior concentração de peregrinos e onde será anunciado o local da próxima jornada, somente será possível chegar a pé, ou seja, o limite máximo onde podem chegar os carros e ônibus de transporte será de 13 quilômetros. Também só conseguem adentrar ao espaço reservado os peregrinos cadastrados.
Após a JMJ, alguns jovens ainda devem permanecer pelo Brasil. A Diocese de Caraguatatuba já tem confirmados 50 dinamarqueses que devem ficar na região da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ubatuba e outros 20 alemães, em Caraguatatuba.
Esse movimento que conta com a presença do papa Francisco, engloba catequeses, testemunhos, partilhas, festivais de música e atividades culturais; seu objetivo é mostrar que a fraternidade na diversidade é possível.
Serviço:
Diocese de Caraguatatuba – www.diocesecaraguatatuba.com.br
http://www.semanamissionariacaragua.com.br
Foto: Luciano Vieira/PMSS