O Governo Municipal de Caraguatatuba intensificou as ações para garantir que moradores e turistas aproveitem a folia carnavalesca com responsabilidade e segurança.
Por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), a cidade investe em prevenção, distribuição de insumos e campanhas educativas.
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) – Programa Saúde em 1º Lugar, Colégio Tableau e Instituto Dom Bosco Saúde, e prevê a distribuição de cerca de 100 mil unidades de preservativos internos e externos, gel lubrificante e folders com orientação sobre ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), PEP (profilaxia pós-exposição) e PREP (profilaxia pré-exposição).
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também fazem parte da ação e recebem uma caixa com 7,2 mil preservativos externos, preservativos internos e uma caixa de gel lubrificante. Além disso, os coordenadores de blocos e escolas de samba foram convidados a retirar kits de prevenção na UAMI nesta quarta-feira (26), às 15h.
A equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas vai percorrer a Rodoviária de Caraguatatuba na sexta-feira (28), das 15h às 17h, para entregar materiais educativos, com intuito de ampliar a campanha aos moradores e turistas.
Durante os dias de folia, de 1º a 4 de março, a ação se concentra na Praça do Caiçara, na Rua Dr. Paul Harris no Centro, das 17h às 22h, com distribuição de insumos ao longo da avenida durante a passagem dos blocos.
A ação prevê ainda uma tenda próxima à dispersão dos blocos para oferecer orientações e materiais informativos entre 18h e 22h.
O Governo Municipal reafirma o compromisso em promover um Carnaval seguro, responsável e consciente, para garantir que todos possam curtir a festa com saúde e bem-estar.